Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Mulheres Mil: IFPB divulga selecionadas em cursos do Programa
09/04/2012 às 18h29

Mulheres Mil: IFPB divulga selecionadas em cursos do Programa

Matrícula deve ser feita nessa terça ou quarta-feira, no período da tarde. Foram ofertadas 100 vagas em dois cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Pró-Reitoria de Extensão, divulgou a relação de classificadas para os cursos básicos de qualificação profissional do Programa Mulheres Mil. Foram ofertadas 100 vagas divididas em dois cursos: Cuidadoras de Idosos e Operadoras do Beneficiamento do Pescado. Os cursos são oferecidos pelo Campus João Pessoa do IFPB e pelo Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) também da instituição, que fica em Cabedelo.

Clique aqui para ter acesso a relação de classificadas para fazer o curso e também daquelas que estão na lista de espera.

As candidatas classificadas deverão realizar suas matrículas, nessa terça-feira, 10 de abril, ou quarta-feira, 11 de abril, no local onde fizeram a inscrição. O horário de atendimento é só à tarde, das 14h às 17h30. O não comparecimento implicará na eliminação da candidata, abrindo lugar para quem está na lista de espera.

Para fazer a matrícula, é preciso deixar cópia e apresentar original dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento; documento oficial de identidade; CPF, duas fotos 3x4 iguais e recentes e título de eleitor com o comprovante de votação na última eleição.

Em cada curso, foram ofertadas 50 vagas para mulheres de baixa renda. Os cursos vão funcionar no turno da tarde. O curso de cuidadora de idosos começa no dia 24 de abril, no IFPB na Capital paraibana. Já o curso de operadoras do beneficiamento do pescado começa no dia 25 de abril, no Centro de Referência em Pesca e Navegação Maritima (CRPNM).

Ambos os cursos têm carga horária de 260 horas/aulas, com aulas três vezes por semana. Mais informações por telefone na coordenação de João Pessoa (3208-3039) e no CRPNM que fica em Cabedelo (3248-5400). A Gerente do Programa Mulheres Mil no IFPB é Sandra Alves, e o telefone de contato é 2107-4313. A Diretora do CRPNM, Margareth Rocha, destacou que é um passo importante fazer parte do Mulheres Mil junto com o Campus João Pessoa, onde o programa é coordenado pela professora Eudna Maria Barbosa de Araújo. No CRPNM, a assistente social Ionara da Nóbrega Amancio é quem coordena a iniciativa do Mulheres Mil.

O Mulheres Mil é um programa nacional que iniciou em parceria com instituições canadenses, em um projeto piloto integrado aos Institutos Federais do país. O Governo Federal abraçou a causa e hoje diversos campi dos Institutos desenvolvem cursos para capacitar mulheres ao mercado de trabalho em suas comunidades. O IFPB iniciou o programa com mulheres de duas comunidades ribeirinhas da cidade de Bayeux, que se formaram nesse ano.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB