Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Nepa vai fazer observação da Lua nesse sábado
Ações do documento
30/04/2012 às 19h22

Nepa vai fazer observação da Lua nesse sábado

— registrado em:

Será a maior Lua do ano de 2012 e o telescópio do IFPB vai estar na Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco, a partir das 18h

Nepa vai fazer observação da Lua nesse sábado

crédito: Evaldo Parreira

Os amantes da Lua têm uma chance de ficarem ainda mais próximos do satélite que acompanha a Terra.  É que nessa semana a Lua se apresenta em seu maior tamanho, ou seja, está mais próxima do nosso planeta. O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do IFPB vai dar uma mãozinha para quem quiser visualizar o céu e a Lua nesses dias especiais. Na quarta-feira, 2 de maio, no Pátio do Campus João Pessoa, a partir das 18h, o telescópio da instituição, considerado o melhor no Estado, vai estar a disposição da comunidade. Quem avisa é o coordenador do Nepa, Francisco Nobre.

O professor Chico informa que o telescópio também vai para a Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco, no sábado, a partir do mesmo horário, com a finalidade de observar a Lua nesse evento astronômico especial. Será a maior Lua do ano de 2012.

O coordenador do Nepa também destaca que estão abertas, até dia 4 de maio as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento é voltado para estudantes do Ensino Médio e o aluno do Integrado do IFPB pode procurar a Coordenação de Turno e solicitar a pasta de inscrição da OBA. É só preencher o formulário e assinar a presença. A prova da Olimpíada vai ser feita em 11 de maio às 14h.

No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para VI Mostra de Foguetes e os procedimentos são os mesmos. A organização dos eventos é da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Os estudantes da OBA fazem uma prova para testar conhecimentos de Astronomia, Astronáutica e Energia, no nível do que é ensinado nas instituições. Os medalhistas ganham brindes e os professores das instituições participantes também. Para saber mais sobre esses eventos, visite o site www.oba.org.br

O Nepa do IFPB tem fomentado o interesse da Astronomia nos campi e na comunidade, a partir da aquisição, por meio de seleção do Ministério da Ciência e Tecnologia, de quatro telescópios equipados com alta tecnologia. O Núcleo atua em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, com mais ênfase, onde estão os telescópios. Mas, a ação deve se estender para outras cidades, onde há campi do IFPB.

 

 Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB