Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Novas oportunidades para graduação sanduiche
07/08/2012 às 09h41

Novas oportunidades para graduação sanduiche

As chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras são para a Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido

A ARINTER ( Assessoria Internacional ) do IFPB informa que estão abertas as inscrições para as novas chamadas de bolsas de graduação sanduíche oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteira (CsF). Os interessados têm até o dia 14 de setembro para se inscrever.

As chamadas públicas serão para Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. É necessário que o aluno leia com bastante atenção o Edital para fazer sua opção, cada chamada tem requerimentos próprios.

Até a próxima semana a Coordenação do CsF do IFPB e a ARINTER estarão lançado o edital interno, o qual regulamentará a participação dos alunos do IFPB no Programa. Os alunos que tiverem interessem em se candidatar devem primeiro se inscrever no edital interno que será lançado até o final da semana. Alertamos que o Coordenador do CsF no IFPB, Professor José Lins Netto, da Pró-Reitoria de Ensino,  só homologará, no site do Programa Ciência sem Fronteiras, as inscrições dos alunos que se inscreverem no edital interno do IFPB.

As bolsas terão duração máxima de 18 meses, sendo seis meses de curso de língua estrangeira - quando disponível antes do início do período acadêmico; nove meses dedicados aos estudos em tempo integral; e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em centro de pesquisa industrial ou laboratório na universidade. Os estágios serão oferecidos pela universidade do exterior ou por instituição parceira diretamente ao aluno.

O candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa, ter nacionalidade brasileira, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

As áreas prioritárias do programa são Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Teste de proficiência:

Com exceção da Alemanha que pede o teste de alemão  Ondaf, os demais países pedem proficiência em língua inglesa.

As datas para o envio dos testes de proficiência variam, é necessário ler atentamente o Edital. Os alunos que iniciarão seus estudos em janeiro de 2013 precisam apresentar o teste de proficiência em setembro de 2012, os que vão iniciar o ano letivo em setembro de 2013, podem apresentar o exame em dezembro ou em janeiro, conforme o país de destino

O TOEFL (Test of English Proficiency) que pode ser o ibT (Internet Based  Test), ou o pBT (Paper Based Test) e o IELTS (International English Language Testing Systems) que pode ser o Academic  ou o Professional são os mais pedidos, e a pontuação exigida varia. O Canadá também aceita o CAEL ( Canadian Academic English Language)para inglês, e para francês é exigido o exame DELF (Diplôme d’Études em Langue Française) ou o DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) , ou o TFI (Test de Français International)

Chamadas País Data limite para envio
do exame de proficiência

Teste de proficiência  e pontuação mínima

Chamada 117 EUA

14 setembro 2012

21 de dezembro 2012

TOEFL ibT– 79 pontos

TOELF pBT– 550 pontos

Chamada 118 Alemanha

13 de fevereiro de 2012

OnDaf do DAAD com no mínimo B2

Chamada 119 Austrália

IELTS – 6.5 pontos e no mínimo 6.0 em cada

habilidade da língua

TOEFL ibT– 90 pontos e na escrita , no mínimo 21.

Chamada 120 Canadá- CBIE

IELTS – 4.5 pontos

TOEFL ibT– 79 pontos

TOELF pBT– 500 pontos

CAEL  - 50 pontos

DALF ou DELF  – mínimo B2

Certificado da Aliança Francesa com no  mínimo

70 pontos, com validade de um ano.

Chamada 121 Coréia do Sul

TOEFL  iBT– 70 pontos

IELTS - 5.0 pontos

TOEIC (The test of English for International

Communication) – 650 pontos

Chamada 122   Holanda

TOEFL ibT– 80 pontos

TOELF pBT– 550 pontos

TOELF cBT ( Computer based test) 213 pontos

IELTS - 6.0 pontos

Chamada 123 Reino Unido

28 de setembro de 2012

27 de janeiro de 2013

IELTS - 5.5 pontos em cada uma das modalidades da língua.

TOELF - ibT - 79 pontos (no mínimo 17 listenig, 18 em reading, 17 em writing e 20 em speaking)

Chamada 124 Canadá- CALDO

01 de janeiro de 2013