Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Inscrições para o Ciência Sem Fronteiras terminam dia 14 de janeiro
27/11/2012 às 09h18

Inscrições para o Ciência Sem Fronteiras terminam dia 14 de janeiro

Novas oportunidades para intercâmbio no exterior.

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), têm nova oportunidade para se inscrever para intercâmbio no exterior. A Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras do IFPB lembra que o prazo de inscrições termina no dia 14 de janeiro de 2013. Acesse aqui o documento com as orientações.

São 14 países e 20 chamadas públicas. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitando-se a data limite de inscrição, esta será considerada substituta da anterior sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.

As opções são para o Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Para participar da seleção, os alunos interessados devem fazer as inscrições no site do Programa Ciência sem Fronteiras e no Edital do IFPB através do e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br.

Acesse aqui o site do Ciência sem Fronteiras, para fazer a inscrição.

Acesse aqui o edital interno do IFPB.

A coordenadora institucional do Programa no IFPB e assessora internacional, Verônica Edmundson, adverte aos alunos candidatos a graduação sanduíche que só serão homologadas as inscrições no site do Programa Ciência sem Fronteiras, daqueles alunos que se inscreverem também no Edital Interno do IFPB.”Não deixem para efetuar a inscrição na última hora porque após o prazo estabelecido nenhuma documentação será recebida” disse.

A nota de ENEM a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório, somente nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigido na Chamada.

Proficiência - O CsF exige que os alunos tenham excelência em uma língua estrangeira. Assim, um dos critérios para se inscrever, é ser aluno de excelência, portanto, só serão homologadas as inscrições dos alunos que tiverem coeficiente igual ou superior a 65.

Os alunos interessados em realizar o exame IELTS para estas chamadas devem entrar em contato com a professora Verônica Edmundson através do e-mail: cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br  para ver a possibilidade de conseguir bolsa para a realização deste exame junto ao Conselho Britânico. "Também poderemos ver junto ao Conselho Britânico e a UEPB a possibilidade de aplicação dos exames a tempo para estas datas exigidas nestas chamadas", comentou a assessora do IFPB.

Doutorado e Pós-Doutorado – O Programa Ciência sem Fronteiras também abriu chamadas para doutorado e pós-doutorado. Para essas modalidades, o candidato deverá se inscrever apenas no portal do CsF  não havendo nesse caso edital interno do IFPB. Para mais informações acesse o portal do Ciência sem Fronteira.

A Assessora Internacional do IFPB comunica aos alunos que os Community Colleges Americanos –NOVA, lançaram um Edital exclusivamente para a Rede de EPT. "Este Edital, por ser exclusivo dos IFs e das FATECs, tem características especiais e exige uma pontuação menor no exame de proficiência. Como é um Edital especificamente para a Rede, os alunos que não tiverem o mínimo exigido, conforme negociação com os parceiros, poderão ter até seis meses de língua inglesa antes de começarem as disciplinas do curso", adiantou Verônica Edmundson.

A exemplo deste edital especificamente para a rede, haverá outro até janeiro de 2013 para os Colleges Canadenses (ACCC). "Comecem a estudar inglês e francês para poderem participar desta chamada pública, que também terá características bem especiais, para os alunos dos IFs", frisou a professora.

Alunos no exterior - O IFPB tem hoje 13 alunos no exterior, sendo três através da Comissão Fullbright e 10  através do CsF, cinco no Canadá e cinco na Espanha.

Ascom do IFPB com informações da Assessoria Internacional do IFPB