Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Novidade no acesso ao Portal da Capes
Ações do documento
22/06/2011 às 14h33

Novidade no acesso ao Portal da Capes

— registrado em:

Os servidores do IFPB agora podem acessar o portal da Capes fora do IFPB

Os usuários do IFPB autorizados a acessar o Portal de Periódicos da Capes já podem realizá-lo fora da Instituição. A Pro Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização (PRODI) através do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) acaba de lançar um manual explicando toda a configuração que deverá ser feita no navegador (Internet Explorer o Mozila Firefox) para conseguir o acesso.

Para acessar o portal da Capes de forma remota, ou seja, fora do IFPB, será necessário fazer algumas mudanças na configuração  do proxy do navegador, conforme explica Jonas Pereira, Chefe da DTI: “Sem essa modificação não é possível acessar o portal”, afirmou.

A PRODI/DTI alerta também que depois de concluído o acesso ao Portal da Capes, o usuário deve retornar as configurações originais do seu navegador para acessar as demais páginas na Internet.

Confira aqui o passo-a-passo.

O Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado por servidores docentes e técnico administrativos, que possuam e-mail institucional. "Com a implantação desse sistema, os servidores poderão acessar o periódico de casa ou de qualquer outro lugar, inclusive dos campi que ainda não estão credenciados na Capes", conclui Jonas Pereira.

O Portal  é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira e existe há 11 anos. Segundo dados da Capes, em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.800 títulos de periódicos com texto completo, para mais de 24 mil títulos. O número de instituições usuárias foi multiplicado por quatro, passando de 72 instituições para 311, em 2010. Somente em 2009, foram contabilizados 23.386.833 textos completos baixados e 41.642.827 pesquisas as bases referenciais, totalizando 65.029.660 acessos ao conteúdo assinado, equivalendo a 178.000 acessos/downloads por dia.

 

Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB