Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Novidade tecnológica marca PSCT em João Pessoa
23/12/2012 às 23h32

Novidade tecnológica marca PSCT em João Pessoa

Candidatos surdos fizeram provas usando sistema especial

Um grupo de candidatos surdos teve uma surpresa neste domingo (23) no Campus João Pessoa ao chegar para fazer as provas do PSCT 2013. Eles foram os primeiros a utilizarem um sistema desenvolvido especialmente para o Processo Seletivo. As provas foram transcritas do Português para a escrita em Libras e o conteúdo foi gravado num vídeo com o apoio de intérpretes.

A intérprete de Libras do NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais do IFPB, Elisete Olinto Ferreira, explica que o processo durou mais de um mês para ser preparado. “Eu e minha parceira de trabalho Sandra interpretamos o conteúdo das provas na língua de sinais com a ajuda de professores, depois a equipe da Coordenação de Audiovisual gravou as imagens num vídeo”.PSCT surdo

Para cada um dos 12 candidatos surdos, 8 para os Cursos Técnicos Integrados e 4 para os Cursos Técnicos subseqüentes, foi disponibilizado um computador além de um intérprete. Eles podiam rever as questões e as alternativas usando o CD e marcar a resposta certa no gabarito. Os computadores foram preparados apenas para fazer a leitura do vídeo, não dispunham de nenhum outro programa.  Para Elisete esta foi uma experiência extremamente positiva “O IFPB entrou na história da comunidade surda na cidade de João Pessoa.” disse.

O reitor João Batista de Oliveira Silva que acompanhou o PSCT elogiou o trabalho da equipe envolvida no Processo Seletivo. Ele destacou o pioneirismo do IFPB entre os Institutos Federais no país nessa experiência com os surdos. “Eu considero este processo uma inovação tecnológica do nosso Instituto. Pude ver a alegria e a satisfação dos candidatos e isso é gratificante. Não tenho dúvida de que estamos avançando no sentido de uma escola cada vez mais inclusiva” concluiu.

Quatro candidatos também fizeram as provas do PSCT na capital de forma diferenciada. Um candidato do Alto do Mateus com catapora fez o exame em casa e outros três em hospitais. Todos tiveram o acompanhamento de um fiscal. O IFPB também disponibilizou salas especiais para deficientes visuais e cadeirantes.

PSCT surdo  PSCT sala especial  PSCT sala especial

Ascom do IFPB * Fotos-Luzivan Silva- Programador Visual