Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Núcleo Avançado em Mangabeira poderá ser construído em 2012
23/11/2011 às 12h37

Núcleo Avançado em Mangabeira poderá ser construído em 2012

Emendas orçamentárias possibilitarão a expansão e melhoria dos campi do interior e capital.

O Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, encaminhou nestes últimos dias proposta de emenda orçamentária para reforma, ampliação e modernização do Instituto Federal da Paraíba. “Caso a solicitação seja atendida, uma das providências a serem tomadas é a expansão do campus da capital”, é o que garante o reitor.

A provável expansão para o bairro de Mangabeira é uma alternativa para o crescimento do campus, que já está com suas instalações saturadas. “O núcleo avançado em Mangabeira vem atender de forma positiva o estrangulamento dos espaços no campus JP com cursos que atendam aos anseios da zona sul.”, afirmou o Reitor.

De acordo com o Reitor, já existe, há alguns anos, a intenção de se criar mais um espaço para o IFPB em João Pessoa, porém nada ainda concreto, nem oficial. Ele afirmou também que o bom relacionamento com a bancada parlamentar paraibana tem sido positiva e tem sensibilizado os deputados para a importância da expansão do Instituto. “As especulações sobre as emendas são positivas, o que já nos passa uma certa segurança”, disse o Reitor.

A intenção é de receber da prefeitura um terreno de pelo menos 5 hectares e ir aos poucos ampliando as instalações. “Uma equipe do IFPB já está trabalhando nos projetos pedagógicos dos cursos para o núcleo avançado de Mangabeira”, afirmou o Pró Reitor de Ensino, Professor Paulo de Tarso Costa Henriques. Novos cursos serão criados e outros já em andamento no campus JP podem ser transferidos para a futura unidade.

“A zona sul tem uma potencialidade muito grande, é uma área que está crescendo. Caso o núcleo avançado se instale em Mangabeira iremos atender aos anseios da comunidade local e das circunvizinhas como Valentina e até mesmo a cidade do Conde”, afirma João Batista.

Até o fim da semana o IFPB estará recebendo a visita dos deputados Damião Feliciano e Gilma Germano para tratar sobre a criação do núcleo avançado.

O Reitor João Batista esteve em Brasília em encontro com deputados e senadores da bancada paraibana. Uma reunião definiu as emendas orçamentárias destinadas aos municípios, governo do estado e órgãos públicos. Para o IFPB há uma emenda orçamentária no valor de R$150 milhões, encaminhada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB).

Segundo o Reitor, já em 2012, o IFPB poderá receber R$ 30 milhões deste montante. “Graças a toda uma articulação iniciada no mês de Julho, com o objetivo de mostrar a importância e o papel do instituto, os parlamentares da bancada paraibana estão dando todo o apoio para a nossa expansão”, concluiu.

*Patrícia Nogueira – Jornalista do IFPB