Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Núcleo de Aprendizagem Virtual desenvolve projeto inovador para o ensino presencial
19/04/2011 às 13h51

Equipe estuda formas de utilizar, no ensino presencial, tecnologias do ensino à distância.

O Núcleo de Aprendizagem Virtual é vinculado à Diretoria de Educação à Distancia e Projetos Especiais

Como forma de complementar o ensino presencial, professores de alguns cursos superiores do IFPB estão se reunindo para aprimorar metodologias pedagógicas de utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino presencial.

A ideia é utilizar a plataforma Moodle e os Objetos de Aprendizagem (recursos digitais que podem ser usados e reutilizados para fins educacionais), formando um ambiente de aprendizado inovador no ensino presencial. De acordo com o coordenador de pesquisa do Núcleo de Aprendizagem Virtual do IFPB, Lafayette Batista Melo, esses recursos serão utilizados de forma complementar no ensino presencial: “Não temos o objetivo de substituir as aulas e sim realizar atividades complementares”, enfatizou.

Inicialmente a capacitação está acontecendo com os professores das unidades acadêmicas de Administração, Informática e Letras, mas existem planos de expandir para o ensino técnico. Lafayette, que já trabalha com novas TICs há algum tempo, acredita que com esse projeto em prática a participação e a interação dos alunos em sala irá aumentar, proporcionando um aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem.

Para o professor da unidade acadêmica de gestão e negócios, José Elber Marques Barbosa, a utilização das ferramentas digitais no ensino presencial contribuirá na solução de problemas técnicos-profissionais, apresentando ao aluno ainda durante o curso o ambiente empresarial, tornando-o mais capacitado para o mercado de trabalho.

O projeto “Construção de materiais de aprendizagem e integração com o Moodle” é financiado pela Universidade Aberta do Brasil. O treinamento já acontece há cerca de 07 meses e a meta é que o aprendizado adquirido no curso seja colocado em prática nas salas de aula já no segundo semestre.

De acordo com o Diretor de Educação à Distância e Programas Especiais do IFPB, Prof Francisco Raimundo de Moreira Alves, mais três outros também estão em andamento: “TICs na área de gestão e negócios”, “TICs na área de linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Aplicação de objetos de aprendizagem no ensino e desenvolvimento de software, utilizando o ambiente 'textando'”.

Alves destaca a importância desses projetos no sentido de que a médio e a longo prazo a tendencia é que haja uma maior integração entre os ensinos presenciais e à distância. “É válido lembrar que os cursos presenciais tendem a ser cada vez mais integrados com as novas TICs. Estamos vivenciando uma grande revolução pedagógica e é necessário que todos percebam e valorizem a dimensão e a grandeza desses projetos”, concluiu.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB