Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias O IFPB vai integrar projeto VoIP de telefonia
11/10/2012 às 12h07

O IFPB vai integrar projeto VoIP de telefonia

O sistema reúne diversas instituições no país

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) apresentou, no final da tarde de ontem, dia 10, os novos equipamentos que vão integrar os serviços das redes de dados e de telefonia no Instituto Federal da Paraíba.

O kit tecnológico consta de dois servidores DELL Power Edge R310 e uma Placa Digital E1 da Digitron e vai colocar o IFPB, em breve, entre as instituições de ensino que mais economizam tempo e recursos em telefonia no Brasil.

Gráfico ilustrativo sobre estimativa de economia, clicando aqui.

Os equipamentos foram doados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O órgão também ofereceu treinamento gratuito, em Brasília para as instituições que optaram pelo Sistema VoIP. Pelo Instituto Federal da Paraíba foi treinado o servidor Victor Hugo Azevedo do Santos, da Coordenação de Infraestrutura e Manutenção de Redes.

Em tese, com esse novo sistema, os usuários do Portal do IFPB vão poder utilizar números ou ramais individualizados para suas conversações telefônicas a partir de computadores e destinadas a telefones convencionais ou outros computadores.

Victor Hugo Azevedo do Santos que participou do treinamento, em Brasília, esclarece que as ligações de longa distância, gratuitas, dos ramais fixos do IFPB só poderão ser feitas para outras instituições integrantes da RNP ou que operem tecnologia semelhante em outras redes de conexão com a internet pública.

Neste universo de cumplicidade tecnológica já operam o Sistema VoIP vários órgãos e instituições públicas federais, a exemplo do Ministério da Educação e a maioria da Universidades, além do MCT, CNPq e a Finep.

A DTI confirmou que o sistema deve funcionar inicialmente na Reitoria e no Campus João Pessoa e depois, em médio e longo prazos, nos demais campi.

·        Filipe Donner – Coordenador de Comunicação Social