Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Oportunidade de bolsas do PIBICT para discentes de cursos técnicos e de graduação
22/11/2012 às 12h13

Os bolsistas irão auxiliar os servidores do IFPB alunos do DINTER em Engenharia Civil. Prazo de 26/11 a 14/12

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), lança Edital de Convocação para a apresentação de solicitação de bolsistas discentes oriundos de cursos técnicos e de graduação.

Os bolsistas de iniciação científica irão auxiliar os servidores do IFPB, regularmente matriculados no Doutorado Interinstitucional em Engenharia Civil (DINTER) com a UFRGS, em atividades laboratoriais e/ou de coleta de dados, sejam estes bibliográficos ou em campo.

De acordo com o edital, que prevê apenas o financiamento de bolsas de iniciação científica para as pesquisas que necessitem bolsistas, as solicitações serão submetidas a processo de avaliação, no qual serão avaliados: (I) o mérito da solicitação (consonância entre as atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista e os objetivos do projeto de pesquisa do servidor do IFPB aluno do DINTER em Engenharia Civil com a UFRGS); (II) o perfil do discente candidato à bolsa. A avaliação será efetuada pela Coordenação de Pesquisa do Campus João Pessoa e pela PRPIPG.

O servidor deverá solicitar o bolsista para o auxílio nas atividades doutorais, através de requerimento, via protocolo, à PRPIPG, no período de 26/11 a 14/12. O resultado será divulgado no dia 18/12. Os candidatos à bolsa devem cumprir uma série de requisitos, assim como há uma documentação a ser apresentada pelo servidor que desejar o bolsista.

Acesse aqui o edital para mais informações.

Acesse aqui os anexos do edital. (Anexo I e Anexo II)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBICT tem por objetivos: despertar vocação científica e estimular a formação de discentes pesquisadores na Instituição, através da participação destes em atividades de pesquisa, integrantes dos projetos doutorais dos servidores do IFPB regularmente matriculados no DINTER em Engenharia Civil com a UFRGS; Cumprir meta estabelecida no Projeto encaminhado à CAPES relativo ao DINTER em Engenharia Civil promovido pela UFRGS (Instituição Promotora), cujas instituições beneficiadas são o IFPB (Instituição Receptora) e o IFRN (instituição Associada).

A vigência da bolsa será de seis meses, podendo ser renovada por mais seis meses, com início em janeiro/2013. Os valores são R$200,00 para os discentes dos cursos técnicos e R$300,00 para os discentes dos cursos de graduação.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB