Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Outubro Rosa incentiva prevenção feminina ao câncer de mama
Ações do documento
25/10/2013 às 17h55

Outubro Rosa incentiva prevenção feminina ao câncer de mama

— registrado em:

IFPB se engaja na luta. Conheça depoimento de quem venceu a doença

Quem está visualizando o site do IFPB já observou que a instituição aderiu à campanha do Outubro Rosa. A iniciativa é um lembrete para que as mulheres se atentem à prevenção, com realização de exames periódicos para detectar a doença precocemente, se for o caso. O mês está acabando mas esperamos que o alerta continue aceso na cabeça de todo o público feminino do Instituto.

O tratamento tem evoluído muito e o acesso aos exames faz com que a doença deixe de ser um tabu e seja vencida. O Outubro Rosa tem como alvo principal as mulheres a partir dos 50 anos para que façam a mamografia. Mas, outra opção para as mais jovens é a ultrassonografia mamária. O auto-exame é importante, mas os médicos lembram que muitos tumores não são fáceis de detectar assim. Por isso, a consulta ao mastologista é importante.

O câncer de mama ainda é a segunda maior causa de morte entre mulheres. No IFPB, algumas mulheres já ultrapassaram os desafios do câncer e hoje incentivam as colegas a sempre procuraram se cuidar. É o caso de Helena Mercedes Monteiro, que trabalha na Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec). Ela preparou um emocionado depoimento e convite para a gente se cuidar:

“Eu tive câncer de mama em 2003, quando eu ia completar 50 anos. De início foi um choque receber o diagnóstico. Mas com ajuda da minha mastologista Lakimê Mangueira excelente médica, amiga de suas pacientes, lutei até o fim para me curar. Foram cinco anos de tratamento intensivo com exames regulares de três em três meses, depois para seis meses e tomando medicação todos os dias, até o oncologista e a mastologista me darem a notícia que estava curada.

A minha família me deu todo apoio sempre ao meu lado. Meu esposo foi muito dedicado sempre comigo nas consultas, exames, cirurgia e todo o tratamento. Meus amigos foram maravilhosos desde a cirurgia e durante todo tratamento. Os amigos do IFPB também sempre juntos. Não vou falar nomes, pois posso esquecer alguns e não seria justo. Pois como diz meu pai, amigo de verdade é aquele que está com você nos piores momentos da vida.

Gostaria de dizer a toda mulher que sempre faça os exames de prevenção e se for diagnosticada com câncer não tenha medo de lutar, pois a vida é muito importante e o bem mais precioso que temos. Os oncologistas e os mastologistas dizem que você tendo pensamentos positivos já possui 50% de chances de cura. Não deixe de seguir o tratamento até o fim, é difícil, doloroso, mas vale a pena”.

Para saber mais, consulte o site da Sociedade Brasileira de Mastologia: http://www.sbmastologia.com.br/index/index.php/component/k2/item/58-c%C3%A2ncer-de-mama

 

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB