Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pedagoga do IFPB lança o livro “Pedagogia das Competências?”
Ações do documento
06/05/2011 às 12h05

Pedagoga do IFPB lança o livro “Pedagogia das Competências?”

— registrado em:

A solenidade acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 17h, no Auditório José Marques.

A pedagoga do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, Ana Lucia Queiroga lança o livro “Pedagogia das Competências?” publicado pela editora UFPB. A solenidade acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 17h, no Auditório José Marques.

A pesquisa foi realizada nos cursos técnicos da área de Eletrônica do CEFET-PB, atual IFPB, nos quais a pedagogia das competências foi implementada, a partir de 2001 e tem como foco o modelo pedagógico das competências, concepção orientadora dos currículos da educação profissional de nível técnico, sob a égide da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96, que instituiu a reforma da educação profissional brasileira.

“As mudanças no processo educativo e social demandavam a avaliação de como as práticas pedagógicas em referência vêm sendo efetivadas. Partimos da visão de docentes e discentes dos cursos técnicos de Eletrônica e da equipe pedagógica, buscando apreender as concepções de competências por eles apropriadas e as mudanças realizadas no processo educativo”, ressalta a autora.

Outro ponto enfatizado na obra foi a necessidade de verificar as maiores dificuldades vivenciadas pelos agentes do processo educativo, uma vez que esse modelo que está sendo incentivado precisa ser avaliado.

“Isso evidencia a pouca explicitação da noção de competência como referencial para orientar a prática educativa, o descompasso existente entre o currículo oficial, consubstanciado nos dispositivos legais e nos projetos dos cursos técnicos de eletrônica”, complementa.

A obra é resultado da dissertação de Mestrado em Educação pela UFPB, da mestra Ana Queiroga.

Após o lançamento, os exemplares serão ofertados às instituições de ensino e com isso a autora pretende contribuir ainda mais com o debate das competências, além de divulgar a produção acadêmica do IFPB.

 

Texto - Iris Souto Maior

Arte - Pablo França