Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pesquisa desenvolvida por dois professores do IFPB é publicada em periódico científico internacional
10/07/2013 às 10h23

Trabalho está na revista Chemmical Communications

Dois professores do Curso de Licenciatura em Química do IFPB, Campus João Pessoa, tiveram um artigo publicado numa das mais importantes publicações científicas internacionais, a Chemmical Communications, um periódico da Sociedade de Química de Londres. O trabalho de pesquisa revelou o potencial de um material que se mostrou mais eficiente que o cartão ativado em testes biológicos.

Síntese da pesquisa

Os professores Carlos Alberto Fernandes de Oliveira e Fausthon Fred da Silva desenvolveram durante o curso de doutorado, um novo material sintetizado pelo método hidrotermal usando uma rede de coordenação 3D e carvão ativado, o compósito. Para surpresa deles, a rede de coordenação se formou dentro dos poros do carvão ativado e, como essa rede de coordenação também é um material que apresenta porosidade, o mesmo foi testado como sistema de adsorção, ou seja, a capacidade de reter substâncias dentro dos poros.

Os testes foram realizados pelo pesquisador José Ferreira da S. Neto do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O sistema escolhido foi a adsorção de aldicarb (potente veneno popularmente conhecido como chumbinho) em ratos.

Os testes mostraram que o compósito tem poder de adsorção melhor do que o carvão ativado isolado. Vale ressaltar que o carvão é um material clássico utilizado em clínicas e hospitais nos casos de intoxicações graves. Ainda mais, o compósito apresentou melhor desempenho adsortivo no trato estomacal, evitando que o poderoso veneno seja transportado ao intestino e atinja órgãos vitais; o carvão ativado tem seu melhor poder de adsorção no intestino.

O artigo relativo à síntese desse material inédito foi publicado no periódico Chemmical Communications e foi escolhido para fazer parte da contracapa da revista. O artigo pode ser visto acessando: Chem. Commun. 2013, 49, 6486-6488. O trabalho teve a orientação do Prof. Dr. Severino Alves Júnior do Laboratório de Terras-Raras do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Confira aqui o artigo publicado em inglês.

Professor Carlos Alberto Fernandes  Professor Fausthon Fred da Silva
Carlos Alberto Fernandes Fausthon Fred da Silva

Ascom do IFPB com informações dos professores Carlos Alberto Fernandes de Oliveira e Fausthon Fred da Silva