Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Prefeito de Esperança visita Reitoria para discutir sobre o campus
01/04/2013 às 18h28

Prefeito de Esperança visita Reitoria para discutir sobre o campus

Antecipação do funcionamento de cursos foi tema da audiência que também contou com a presença de deputado estadual

Prefeito de Esperança visita Reitoria para discutir sobre o campus

João Delfino, Arnaldo Monteiro, Anderson Monteiro, João Batista e Paulo de Tarso (sentido horário)

A Reitoria do IFPB recebeu a visita, nessa segunda-feira, 1º de abril, do prefeito recém-empossado de Esperança, Anderson Monteiro. Ele conversou com o reitor João Batista de Oliveira Silva e o pró-reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, a respeito da instalação do campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Estavam presentes, também, o secretário de Educação de Esperança, João Delfino, e o deputado estadual, Arnaldo Monteiro.

O tema principal dessa primeira audiência do prefeito com a equipe do IFPB foi a possibilidade de antecipar o funcionamento dos cursos na cidade. Esperança é uma das seis cidades paraibanas contempladas no Plano de Expansão III do ensino profissional tecnológico de nível federal. O IFPB já conta com o terreno para a construção do Campus, em uma área de sete hectares.

O professor João Batista ressaltou que nas próximas semanas deve começar a fase de licitação da empresa responsável pela construção da sede do IFPB em Esperança. “Semana passada, estivemos reunidos em Brasília para discutir a possibilidade de antecipar a chegada do IFPB nesses municípios. Da parte do Governo Federal, a autorização está dada se tivermos um prédio doado a União que facilitasse a instalação de um curso pioneiro”, adiantou o reitor.

Com essa chance aberta, o prefeito se prontificou a fazer uma análise de uma escola com instalação adequada para receber um curso do Instituto, de modo provisório, enquanto a sede definitiva estiver sendo construída. Já há um prédio que a equipe da Prefeitura considera viável e o gestor municipal se comprometeu a empreender esforços para viabilizar a transferência para o IFPB. “Em uma nova etapa, queremos que a equipe do IFPB conheça o local para avaliar se realmente estaria adequado para receber o curso”, comentou Anderson Monteiro.

A chegada do IFPB à Esperança foi saudada pela comitiva da prefeitura como um “coroamento para a educação do município”. Essas foram as palavras do deputado Arnaldo que comentou sobre a boa localização do terreno onde o IFPB será construído em definitivo. “Uma área para onde a cidade está se expandindo, vai significar crescimento econômico, imobiliário. Temos 1000 universitários em Esperança que precisam se deslocar para outras cidades. O IFPB vai ser uma arrancada na educação da cidade”, frisou Arnaldo Monteiro.

O pró-reitor de Ensino comentou que os cursos escolhidos para serem iniciados em Esperança foram calcados em estudos da realidade local. Esse relatório foi repassado à Prefeitura. O campus deve ter curso superior de Gestão Comercial e cursos técnicos de Edificações e Informática. Cerca de R$10 milhões serão investidos na obra do Campus, cujo projeto arquitetônico é idêntico ao dos campi de Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, Santa Rita e Catolé do Rocha, previstos para serem entregues até dezembro de 2014.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB