Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Prefeito de Itaporanga visita Reitoria
26/07/2013 às 17h06

Prefeito de Itaporanga visita Reitoria

Funcionamento do futuro Campus foi alvo da conversa

Prefeito de Itaporanga visita Reitoria

Reunião foi no gabinete do Reitor João Batista

Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) recebeu, nessa quinta-feira, a visita do prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves de Carvalho. A cidade faz parte da terceira etapa de expansão do Governo Federal para a rede de ensino profissional e tecnológico e abrigará um campus do IFPB.

Além do reitor João Batista de Oliveira Silva, o prefeito foi recebido pelos pró-reitores de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques, e de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antônio Carlos Gomes Varela. A conversa girou em torno da instalação do IFPB no município do Vale do Piancó.

O professor do Campus João Pessoa do IFPB, Ridelson Farias de Sousa, assessor especial que acompanha os projetos de implantação na região do sertão, também esteve presente à conversa. O engenheiro da Prefeitura, Loureiro Neto, participou da audiência ao lado da assessoria.

Entre os cursos previstos estão Informática e Gestão da Produção Industrial. O reitor comentou que o campus prevê a necessidade de 110 profissionais, entre docentes e técnicos. No momento, o IFPB está na fase de licitação da empresa que será responsável pela construção do prédio do campus, orçado em R$ 10 milhões incluindo os equipamentos iniciais.

Com a ansiedade da população para que a instituição se instale na região, os gestores especularam sobre a possibilidade de iniciar o funcionamento com cursos de extensão, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Mulheres Mil. Foi sinalizado, inclusive, a chance de uma antiga escola modelo do município para abrigar os projetos.

Confira aqui os estudos de viabilidade para os campi do IFPB, inclusive o de Itaporanga. A população pode opinar sobre os cursos a serem instalados através de uma audiência pública com os gestores do IFPB.

Além de Itaporanga, a nova fase de expansão inclui as cidades de Itabaiana, Esperança, Catolé do Rocha e Santa Rita. Em Guarabira, o IFPB já existe e o prédio definitivo está em construção. Das cidades da etapa anterior de expansão, os campi de Cabedelo e Princesa Isabel terão suas sedes definitivas entregues para a população em poucos meses.

itaporanga reuniao 2 reuniao itaporanga jp

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB