Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Prefeitura lança Projeto de Qualificação Profissional de Educação de Jovens e Adultos
12/08/2011 às 05h27

Durante o evento, o prefeito Agra enaltece participação do IFPB e da Funetec nos programas de inclusão social do município

O reitor em exercício do IFPB Paulo de Tarso e o superintendente da Fenetec Valdeci Ramos participaram ontem à noite, dia 11, da solenidade de lançamento do projeto ‘Qualificação Profissional de Educação de Jovens e Adultos (QPEJA)’, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa.

O evento aconteceu no ginásio da Escola Municipal Governador Leonel Brizola, localizada no bairro de Tambauzinho, às 19h, com a presença do prefeito Luciano Agra. Ao fazer uso da palavra, ele enalteceu a participação do IFPB e da Funetec na política municipal de ensino profissional.

“O Instituto Federal e a Funetec-PB são nossos parceiros no desenvolvimento de programas de inclusão social”, destacou o prefeito.

Por meio do Projeto – O QPEJA, a Prefeitura de João Pessoa vai oferecer mais de 33 cursos e oficinas com duração de cinco meses. Os alunos irão assistir às aulas às sextas-feiras à noite com uma carga horária de três horas semanais. Ao final do programa, o aluno recebe um certificado de conclusão do curso.

“Estamos aqui para confirmar a disposição do IFPB em continuar apoiando as iniciativas da prefeitura de João Pessoa no contexto da Educação de Jovens e Adultos(EJA)”, disse o professor Paulo de Tarso, ao transmitir mensagem do reitor João Batista de Oliveira Silva aos gestores, professores e alunos do EJA.

“Somos favoráveis a uma aprendizagem qualificada para os educandos do EJA e temos condições tecnológicas e pedagógicas para que programas de profissionalização como esse, tenham a qualidade exigida pelo mercado de trabalho”, completou o professor Paulo de Tarso.

Valdeci Ramos destacou a missão da Funetec-PB na sua política de apoio ao IFPB, bem como o importante serviço que a entidade vem prestando na qualificação de trabalhadores para o mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições e órgãos públicos e privados.

A coordenadora da EJA Cidilene César Andrade informou que a execução do projeto vai acontecer em 85 escolas municipais que oferecem a EJA, beneficiando aproximadamente 9.500 alunos, regularmente matriculados e com freqüência nas aulas.

“São cursos de qualificação profissional de acordo com as opções individuais dos alunos, e estruturados segundo itinerários formativos de profissionalização dos estudantes”, acrescentou a professora Cidilene.

A Qualificação Profissional e Educação de Jovens e Adultos(QPEJA) é um projeto de integração entre a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional.

A mesa presidida pelo prefeito Luciano Agra contou com a participação da secretária de Educação, Ariane Sá; a coordenadora da EJA, Cidilene César Andrade; o vereador Bira; o presidente do Senac, José Marconi Medeiros; a presidente do Sest/Senat, Maria da Soledade Pontes de Azevedo; presidente da Funetec, Valdeci Ramos dos Santos; e do coordenador do programa Ciranda Curricular, Alberto Araújo.

Lançamento do QPEJA
Lançamento do QPEJA 1