Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Presidente de multinacional chinesa visita IFPB
14/06/2011 às 10h50

Presidente de multinacional chinesa visita IFPB

Foxconn estuda a possibilidade de utilizar mão de obra qualificada pelo Instituto.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu nesta segunda-feira,  dia 13, a visita do presidente da Foxconn do Brasil Henry Cheng acompanhado do gerente de programas da Foxconn do Brasil Paulo Sun, do CEO da Soda Virtual Matheus Lucena, do senador Cícero Lucena e do deputado Federal (suplente pelo Estado de São Paulo) William Woo.

O grupo reuniu-se com o reitor do IFPB João Batista de Oliveira Silva, o pró-reitor de ensino Paulo de Tarso Costa Henriques e professores da área de tecnologia com o objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Instituição na formação profissionais da área de tecnologia e discutir a possibilidade de utilizar mão de obra qualificada formada pelo Instituto no desenvolvimento de tecnologia e fabricação de produtos como o iPad, tablet da Apple.

O grupo Foxconn que já atua em Jundiaí, SP, está fazendo um trabalho de prospecção visando ampliar as atividades no Brasil e a Paraíba é um dos estados que estão sendo cotados para a instalação de uma unidade da empresa.

Se concretizado, o projeto da Foxconn irá demandar um contingente muito elevado de engenheiros e técnicos que irão atuar não só na linha de montagem de equipamentos e ferramentas, mas também desenvolver projetos para a empresa. A qualificação envolve treinamento de estudantes e capacitação de professores na sede da empresa em Taiwan.

Para o reitor João Batista de Oliveira, o empreendimento é possível e o Instituto tem como estabelecer essa parceria. “A nossa estrutura física e o corpo docente do IFPB nos permitem, com os devidos investimentos, direcionar recursos nessa especificidade em curto espaço de tempo”.

A Foxconn é uma das maiores fabricantes de componentes eletrônicos do mundo e fornecedora de empresas como Apple, Nokia e BMW, entre várias outras.

Texto – Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos - Petrônio Lins – técnico em audiovisual