Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização realiza Encontro de Gestão Orçamentária
22/10/2012 às 11h22

Evento discutiu entre outras coisas o orçamento para 2013.

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Interiorização promoveu no período de 16 a 19 de outubro o III Encontro de Gestão Orçamentária, que foi realizado no Campus Cajazeiras.  O evento contou com a participação de todos os Diretores Administrativos dos Campi e Diretores Sistêmicos, além de convidados que representaram Pró-Reitorias e a Direção Geral.
        O Encontro é realizado anualmente e teve como objetivo discutir a execução orçamentária do atual exercício e planejar as ações para o ano de 2013. Na oportunidade foram discutidos temas importantes para o desenvolvimento das atividades do Instituto, como: Licitações Públicas, Contratos na Administração Pública e a sistematização dos processos através do SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública - que está sendo implantado no IFPB.
        O professor Anderson Bráulio Nóbrega da Silva, do Campus Picuí, apresentou o SUAP que visa entre outras coisas, melhorar a qualidade do gasto público. Ele fez a demonstração dos módulos de Planejamento e Orçamento que serão implantados para utilização no próximo exercício e permitirá a definição dos indicadores institucionais e acompanhamento das metas e atividades planejadas para o próximo exercício, além de monitorar a execução orçamentária. O Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Jorge Luiz Paiva de Oliveira, mostrou outros benefícios do sistema que vai permitir o controle de atividades do Instituto em setores  como almoxarifado, patrimônio e protocolo.
        O Encontro também contou com a apresentação de Relato de Experiências desenvolvidas pelos Campi. Também foram definidos os Objetivos Estratégicos e as Metas Institucionais para as Dimensões Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão, que servirão como diretrizes para os Campi planejarem suas atividades.
        A execução orçamentária do atual exercício também esteve na pauta das discussões.  Foi avaliada a qualidade do gasto e definidas as ações para finalizar as aquisições de bens e serviços até ao final do ano. O orçamento para o exercício de 2013 foi apresentado aos participantes e se discutiu a adequação das ações aos limites orçamentários, definindo-se a priorização de investimentos para a atividade fim do Instituto.
       O Diretor de Planejamento Institucional, João Miguel Neto, promoveu a orientação aos Campi de como proceder para a elaboração do Relatório de Gestão do atual exercício, destacando a importância deste instrumento de Gestão, já que em 2013 o Instituto será submetido à Auditoria Externa. “O III Encontro de Gestão Orçamentária foi de absoluto sucesso, pois de forma integrada e participativa promoveu a avaliação da Gestão e definiu os passos a serem dados para a consolidação das metas e o cumprimento da responsabilidade social do Instituto” afirmou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Antonio Carlos Gomes Varela.

Encontro de Gestão

Ascom do IFPB