Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Proext ampliará parceria com Prefeitura de JP para capacitação
15/01/2014 às 15h38

Proext ampliará parceria com Prefeitura de JP para capacitação

Primeira-dama e secretarias municipais discutem a demanda de cursos pelo Pronatec

Proext ampliará parceria com Prefeitura de JP para capacitação

Reunião discutiu qualificação pra os artesãos

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), deve ampliar a parceria com a Prefeitura de João Pessoa em cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esse é o planejamento após a reunião realizada nessa terça-feira, com a pró-reitora de Extensão, Maria Edelcides Gondim, e a primeira-dama da Capital paraibana, Maísa Cartaxo, coordenadora do Programa João Pessoa Artesã.

A audiência foi solicitada pela primeira-dama, que veio acompanhada da secretária adjunta de Educação, Edilma Ferreira da Costa, da vice-diretora da Estação Ciência Cultura e Artes, Lúcia França, da diretora de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional, Lúcia Silva, e da assessora Vera Lucena. A pauta era qualificação profissional, principalmente voltada a quem trabalha ou deseja trabalhar com artesanato.

Participaram da audiência as coordenadoras do Pronatec no IFPB, Marileuza Fernandes, e do Programa Mulheres Mil, Sandra Cristina Alves, além dos diretores da Extensão, Guilherme Marconi e Alexandre Urquiza.

Sobre a melhoria da qualidade da cadeia produtiva do artesanato, o IFPB já vai contribuir nesse primeiro semestre, ofertando o curso de Artesão de Biojoias, através do Programa Mulheres Mil. “Vamos trabalhar com a comunidade da Praia da Penha. As aulas vão acontecer em uma escola municipal de lá. Estão previstas duas turmas cada uma com 30 pessoas. As biojoias são feitas com os resíduos das escamas de peixes que podem virar lantejoulas em figurinos”, explicou Sandra Alves.

Desde 2012, as turmas dos cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec no Campus João Pessoa do IFPB atendem a demandas da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, inscrevendo pessoas que fazem parte do Bolsa Família, por exemplo. Para 2014, a expectativa é que outras secretarias façam parte do Programa em articulação com o IFPB.

“O Pronatec no IFPB deve atender demandas da Secretaria de Educação, que tem interesse no curso de Cuidador Infantil voltado principalmente a crianças com necessidades especiais, para que os profissionais que trabalham em escolas do município e creches possam prestar o melhor atendimento a quem possui alguma deficiência”, comentou a professora Marileuza Fernandes.

A pró-reitora Edelcides destacou que um Centro de Referência em Artesanato é o desejo da Prefeitura, envolvendo o Sebrae na parceria. “O que se pretende é dar uma identidade ao produto de artesanato da capital, vamos contribuir com a capacitação”, apontou a professora Edelcides. Há a expectativa de atender também a Estação Cabo Branco, qualificando a equipe que atua na organização de eventos, em articulação com a Secretaria de Turismo.

reuniao proext prefeitura

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB