Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Proext realiza visita técnica ao Instituto Agronômico de Pernambuco
06/02/2013 às 09h33

Proext realiza visita técnica ao Instituto Agronômico de Pernambuco

A visita foi realizada com vistas a verificar a possibilidade de parceria entre as duas instiuitções

A recém implantada Diretoria de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou no dia 23 de janeiro, uma visita técnica ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações daquele órgão estadual de pesquisas, que também realiza trabalhos de Extensão, através da capacitação de agricultores. A comitiva da PROEXT, composta pelo diretor de Extensão tecnológica Arilde Alves, Paulo Faustino, Alexandre Urquisa e Jeudi Lemos foi recebida, na Sede Adminstrativa pelo supervisor, engenheiro agrônomo Américo C. Fonseca.

Pensando numa possível parceria, os representantes do IFPB e do IPA trocaram informações sobre o funcionamento de suas respectivas instituições.

Fonseca falou sobre o trabalho realizado no Instituto pernambucano. “O Instituto Agronômico de Pernambuco, Estação Experimental de Itapirema, sediado na BR 101 Norte, Km 17, Zona Rural de Goiana-PE, é voltado para atender as demandas de pesquisas agropecuárias de Pernambuco, sobretudo das culturas da região da Zona da Mata e Tabuleiros Costeiros”, informou. E o professor Alves discorreu sobre o papel do IFPB, nessa nova configuração institucionalizada a partir de 2009, ressaltando a importância das atividades de pesquisa e extensão, sobretudo daquelas em parceria com outras instituições.

Após essa reunião de troca de informações a equipe da PROEXT realizou uma visita aos camposCampos de expereimentação de experimentações, que se caracterizam nessa unidade do Instituto Agronômico de Pernambuco, pelo desenvolvimento e difusão de pesquisas agrícolas de culturas típicas da Zona da Mata Pernambucana e Tabuleiros Costeiros (cana-de-açúcar, mandioca, coco-da-bahia, maracujá, manga, e outras espécies adaptadas).

“Durante a visita de campo, foi possível verificar que a Estação Experimental possui uma boaLaboratórios infraestrutura de laboratórios de microbiologia, reprodução vegetal, solos, além da nova estrutura do Centro de Treinamento, que tem salas de aula, laboratórios de pesquisas, auditório, biblioteca, refeitório e alojamento, com capacidade para atender treinamentos de agricultores”, conta o professor Alves.

De acordo com Alves, a visita foi muito proveitosa. “A equipe da PROEXT ficou muito satisfeita com a visita, a qual poderá render uma boa parceria interinstitucional nas áreas da pesquisa, mas, sobretudo, na área de Extensão, uma vez que as instalações permitem inúmeros eventos e capacitações, a exemplo daquelas que os diferentes programas da PROEXT já vêm realizando.

Ascom do IFPB com informações da Diretoria de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários