Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Proext recebe visita de gestores do IFB
25/10/2013 às 16h19

Proext recebe visita de gestores do IFB

Objetivo do Instituto Federal de Brasília é conhecer a estrutura e projetos

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPB recebeu, nessa semana, a visita de gestores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). O objetivo era conhecer a estrutura e funcionamento da extensão, bem como de alguns de seus programas, já que o IFB é um dos mais recentes da Rede Federal de EPCT, tendo sido fundado em 2008. A comitiva foi composta pelo pró-reitor de Extensão do IFB, Giano Luís Copetti, pela gestora do Programa Mulheres Mil no IFB, Bianca Reis, e a gestora do MM no Campus Taguatinga, Suzana Curi Guerra.

Na quarta-feira, eles foram recebidos pela pró-reitora de Extensão do IFPB, Edelcides Gondim; pelo Diretor de Gestão das Atividades de Extensão, Guilherme Marconi Brito; pela gestora estadual do MM no IFPB, Sandra Alves; a Coordenadora de Registro e Gerenciamento de Projetos, Olga Sueli Bezerra; o Diretor de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários, Alexandre Urquiza e as gestoras da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incutes), Maria Lúcia Ribeiro e Valéria Guimarães.

Na reunião, foi apresentada a estrutura da Proext, as funções e programas de bolsas de extensão. A principal motivação da visita foi conhecer o Mulheres Mil e a incubadora. O IFB também veio contribuir com o programa de qualificação das mulheres na construção civil que o IFPB vai começar em breve. Há dois anos o Instituto de Brasília já realiza o programa que oferece cursos de curta duração para o público de baixa renda se inserir na área da construção civil.

Iniciativas da Proext do IFPB, como o cadastro de avaliadores da extensão, as certificações, e o programa de egressos que começa a ser implantado, foram muito elogiadas pela equipe de Brasília. Além do prédio da Proext, os visitantes estiveram no Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima, em Cabedelo, e participaram de uma reunião em Lucena, onde um novo projeto da extensão deve ter início.

Os dois pró-reitores frisaram a importância de se unificar os calendários de eventos ligados à extensão no país. “Gostaria muito de ter participado do II Encontro de Extensão do IFPB, a programação foi de muita qualidade”, frisou Giano. Todos elogiaram o material do Enex, como o livro de fotografias dos estudantes do IFPB que participaram do concurso Olhares do IFPB, com edição da programação visual da Ascom-Reitoria. Na reunião eles também assistiram o teaser do documentário das Mulheres Mil, da TVIFPB.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB