Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Proext visita três campi para avaliar atividades
21/10/2013 às 17h11

Proext visita três campi para avaliar atividades

Reuniões discutiram a execução de ações para a comunidade

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do IFPB realizou visita aos campi de Campina Grande, Picuí e Patos para discutir o gerenciamento das atividades.  A visita foi realizada pelo Diretor de Gestão das Atividades de Extensão, Prof. Guilherme Marconi Gomes de Brito, e a Coordenadora de Registro e Gerenciamento das Atividades de Extensão, Olga Sueli Bezerra. Os dois se reuniram com Coordenadores de Extensão dos campi e das próprias atividades voltadas à comunidade.

“Na reunião com os coordenadores de atividades, foi observado um bom andamento e registradas as dificuldades encontradas, na aquisição de material de consumo e deslocamento para comunidades. A Proext estudará uma forma de minimizá-las”, comentou o professor Guilherme. Ele informou que as ações começaram em março e vão até dezembro. Só faltam reuniões com equipes de João Pessoa e Cabedelo.

As atividades são propostas pelos servidores para atender às necessidades da comunidade. A preocupação da Proext é ver se o que está sendo executado é o que foi proposto, além de ajudar a resolver dificuldades. O Diretor de Gestão e a Coordenadora de Gerenciamento, após o relato dos coordenadores das atividades nos campi, discutiram, em conjunto com a Coordenação de Extensão, as dificuldades encontradas no exercício de 2013, buscando formas de minimizá-las ou eliminá-las durante o exercício de 2014.

No Campus Campina Grande, foram feitos os relatos de atividades que envolvem cursos de nivelamento em química; melhoria de sistemas de saúde na área de emergência médica; ensino de química através de blog; indisciplina escolar e o processo de ensino-aprendizagem; acessibilidade do transporte público no Dinamérica e adjacências e capacitação na plataforma Java SE 6.

No Campus Picuí, foram feitos os relatos das atividades que envolvem projeto de extensão técnica em avicultura caipira visando à sustentabilidade; curso de capacitação em solos para professores do ensino fundamental; monitoramento sobre a Palma; ações antidrogas; produção orgânica de hortaliças em escolas do ensino fundamental em Nova Palmeira; implantação de empresa júnior de consultoria em construção civil; e separação de resíduos recicláveis para associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

No Campus Patos, foram feitos relatos envolvendo projetos sobre a cultura anglofônica na terceira idade; incentivo à educação ambiental na indústria da construção civil; Conexão Idoso; a degradação ambiental do Rio Espinharas e do Rio da Cruz; incentivo à leitura em crianças de creche; execução de melhorias em edificações de famílias de baixa renda no entorno do IFPB; inclusão digital de pessoas com deficiência visual no âmbito da Escola Municipal de Educação Especial Irmã Benigna.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB