Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Professor do IFPB é convidado a apresentar ações da Arinter em reunião do Colégio de Dirigentes do IF do Espírito Santo
10/09/2012 às 09h25

A convite da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Alexandre Fonseca D’Andrea, professor do IFPB campus João Pessoa, esteve presente na reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Ifes, realizada em 3 de setembro deste, a fim de compartilhar as ações desenvolvidas pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER) do IFPB junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), decorrentes da recente missão internacional realizada no mês passado em Vila Real, Portugal (http://www.ifpb.edu.br/reitoria/noticias/reitoria-campus-joao-pessoa-e-campus-sousa-promovem-acoes-de-cooperacao-internacional).

O professor Alexandre atuou como o contato da ARINTER no campus João Pessoa e apresentou o Programa IFPB-Douro Vinhateiro em ações planejadas dentro de três projetos principais: a) o intercâmbio de alunos entre o IFPB e a UTAD; b) mobilidade de docentes e técnicos entre as instituições; e c) a transferência de tecnologia IFPB-UTAD em projetos de pesquisa e extensão. No encontro, a temática da pesquisa aplicada foi destacada, no sentido de tornar evidente a necessidade de se buscar o atendimento às demandas da comunidade na área de influência dos Institutos Federais.

O Reitor Denio Rebello Arantes se manifestou positivamente com relação às ações conjuntas, indicando possibilidades de trabalhos interinstitucionais, e diversos Diretores-Gerais se interessaram pelas ações apresentadas, especialmente das que tratam do desenvolvimento de soluções tecnológicas nas áreas de Agricultura, Zootecnia e Meio Ambiente, contando com a participação de professores e estudantes de áreas variadas do conhecimento, como as engenharias e a tecnologia da automação.

Essa linha de trabalho está sendo desenvolvida no âmbito do IFPB por meio de um projeto envolvendo o ramo estudantil do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e professores dos câmpus de João Pessoa e Sousa, além de diversas outras ações correlatas buscando aproximar as diversas áreas do conhecimento, como no caso das energias renováveis aplicadas (como a energia solar fotovoltaica) em projetos sustentáveis de engenharia.

O professor Alexandre D’Andrea aproveitou a oportunidade para dar continuidade às relações institucionais com o Diretor-Geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin, para a condução de projetos para aprimoramento e a modernização dos laboratórios na área de Meio Ambiente e Agricultura, incluindo os laboratórios de Solos, Água e Análises Atmosféricas. Alexandre considera que houve avanços promissores, tanto na Reitoria do Ifes, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como no âmbito dos campi do Ifes.

O próximo passo a ser dado pela ARINTER no Programa IFPB-Douro, por intermédio de Verônica Edmundson, Assessora de Assuntos Internacionais, é a continuidade dos contatos já estabelecidos com os Institutos Federais Baiano, de Minas Gerais e do Sertão Pernambucano, a fim de buscar articulações e fortalecimento nacional.