Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Professora canadense realiza capacitação para facilitadores do Mulheres Mil
Ações do documento
04/11/2010 às 15h43

Professora canadense realiza capacitação para facilitadores do Mulheres Mil

A professora Helene Lebreux representante do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC), estará no Campus João Pessoa do IFPB.

O Projeto Mulheres Mil realiza durante a próxima semana, entre segunda-feira (08) e sexta-feira (12), a capacitação dos facilitadores do programa na Paraíba e no estado do Rio Grande do Norte. A ação será comandada pela professora canadense Helene Lebreux, no período de 8h30 às 11h30 e das 14h às 15h, na Sala de Reunião da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

 A professora Helene Lebreux representante da Associação do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC), estará no Campus João Pessoa do IFPB ministrando a capacitação ARAP – Formação em Reconhecimento da Aprendizagem Prévia e Competências, para a equipe multidisciplinar do Mulheres Mil.

De acordo com Maria Zélia Batista Guedes, gerente do projeto no IFPB, essa é mais uma oportunidade para nossos professores se apoderarem de novos conhecimentos e transferirem as experiências adquiridas ao longo do projeto.

A etapa inicial do Mulheres Mil na Paraíba, denominada de nivelamento, teve início em 2008. Em seguida foi realizado o cadastramento das mulheres do município de Bayeux e realizadas palestras, oficinas e dinâmicas. Além disso, ocorreram atividades de cooperativismo, saúde e direito da mulher, cidadania, segurança, convívio, relação familiar e sustentabilidade ambiental foram alguns dos temas debatidos ao longo do período.

 

O Mulheres Mil é um projeto que tem como objetivo possibilitar a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é que o acesso à capacitação possibilite que elas criem as pontes necessárias para incrementar o seu potencial produtivo, promover a melhoria das condições de suas vidas, das suas famílias e de suas comunidades e do seu crescimento econômico sustentável, contribuindo assim para a inclusão social e o pleno exercício da cidadania.

 

O programa é executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense. No Brasil, é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet). O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional/ACDI) e a Associação do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC).

* Gutemberg Lima – Assessoria de Comunicação do IFPB