Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Professores da EaD participam de capacitação continuada
15/03/2013 às 11h05

Professores da EaD participam de capacitação continuada

O objetivo é melhorar a qualidade do ensino ofertado através da EaD

Professores da EaD participam de capacitação continuada

A capacitação continuada acontece no laboratório da EaD no campus JP

Cerca de 35 professores da EaD do IFPB, pertencentes aos cursos de Licenciatura em Letras e Técnico em Segurança no Trabalho, estão participando de uma capacitação sobre Planejamento e Implementação de Cursos na Plataforma Moodle.

O curso de carga horária de 60h será dividido em três etapas: a primeira acontece nesta sexta-feira, dia 15, a segunda será realizada no dia 02 de abril e a terceira, no dia 12 de abril, todas nos turnos manhã e tarde. O segundo momento do curso será ministrado a distância, através da plataforma moodle.

Professora Marta Van der LindenA responsável pelo treinamento é a professora Marta Van der Linden, que explica detalhes sobre a plataforma de aprendizagem virtual. “A área de interação é onde o estudante pode conversar com o professor, fazer perguntas sobre a aula e esclarecer suas dúvidas, tudo através da plataforma virtual. Isso funciona como uma quebra de barreiras na comunicação, muitos se sentem mais a vontade em perguntar através da internet do que pessoalmente”, lembra Marta.

A professora ensina também que a sala de aula virtual não é um ambiente isolado e sim compartilhado. A sala poderá ser acompanhada hierarquicamente pelo coordenador e supervisor. “Há também uma interação entre diferentes instituições de mesmo interesse, entre alunos de outras turmas, enfim, o trabalho é de equipe”, afirmou Marta.

Outros temas serão tratados durante a capacitação como: acesso ao moodle e atualização de perfil, rótulo e lay-out da sala on-line, tipos e características dos fóruns, gerenciamento de arquivos, módulos de recursos (livro, link com arquivos, sites, vídeos, material de apoio, biblioteca virtual), módulo de atividades (lição, chat, tarefas de envio de arquivos, tarefa on-line e glossário), sistema de avaliação e acompanhamento dos alunos no moodle, dentre outros.

Em 2013, mais 200 alunos ingressarão na instituição no curso de Licenciatura em Letras e mais 400 no de Técnico em Segurança no Trabalho. Ambos já possuem cerca de 200 e 300 alunos matriculados, respectivamente.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom