Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Professores debatem fortalecimento da categoria no IFPB
21/03/2013 às 09h35

Professores debatem fortalecimento da categoria no IFPB

Os docentes querem criar uma nova entidade sindical só para professores.

Professores do Instituto Federal da Paraíba estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 20, para debater a criação de uma nova entidade sindical no IFPB – o Sindif-PB.

O evento acompanha tendência nacional de unificação do movimento sindical por categoria, segundo sugere texto da ata expedida, no início da noite de ontem, pela Comissão Provisória Pró-Sindicato dos Docentes do IFPB.

Entre os debatedores estava o 1º vice-presidente regional II do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior – Andes-SN, professor Josevaldo Cunha. O diretor do Sinasefe David Lobão e a Coordenadora-Geral do Sintef-PB Vânia Medeiros. A mediação dos debates foi do professor Raimundo Nonato.

A nova entidade emerge em meio ao desligamento de professores das atuais estruturas sindicais no âmbito dos institutos federais. Também pesa em favor da criação de novas entidades o fato de que alguns líderes das bases perderam a credibilidade perante as instâncias superiores do próprio movimento dos trabalhadores, comprometendo o prestígio da entidade dentro e fora das bases sindicais.

Os idealizadores do evento, na capital paraibana, acreditam que o surgimento de novas estruturas de base para os trabalhadores da educação faz parte do processo de renovação e modernização do movimento sindical no Brasil.

O professor Sabiniano Araújo, por exemplo, entende que assim como Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) está contribuindo com a unificação da categoria dos professores, a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades) deverá fortalecer o movimento dos técnico-administrativos dentro dessa nova perspectiva de aproximação dos servidores dos Institutos Federais ao universo dos trabalhadores das universidades públicas.

Segundo o professor Raimundo Nonato, líder da comissão organizadora do evento, o debate no IFPB esgotou o assunto com posições favoráveis e contra, prevalecendo o posicionamento de que a unificação do movimento sindical por categoria não visa dividir a luta dos trabalhadores, mas potencializar o que já existe de aproveitável.

Por isso a reunião terminou apontando para um segundo momento quanto será redigida a ata de fundação da entidade, bem como aprovado o estatuto do Sindif-PB. O fato histórico deve ocorrer dentro de 30 dias. Leia ata do encontro clicando AQUI.

A Comissão Local Pró-novo Sindicato é formada pelos professores Raimundo Nonato, José Bezerra de Menezes Filho, Sabiniano Araújo, José Alves e Francisco Pinheiro.

*Ascom do IFPB