Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Professores participam de evento sobre Dia do Índio
Ações do documento
14/04/2011 às 14h45

Professores participam de evento sobre Dia do Índio

— registrado em:

Tânia Andrade, do IFPB, e colegas da UFPB apóiam a programação que será realizada pelos tabajaras no Conde nesse domingo

Professores participam de evento sobre Dia do Índio

Tânia Andrade desenvolve projetos na região

O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril, mas, na Paraíba, as atividades em alusão à data já começam nesse domingo, dia 17. O povo indígena Tabajara organizou um ato público na Aldeia Barra de Gramame, no município do Conde, a partir das 8h. Eles esperam fazer uma caminhada até a PB 008 a partir das 10h.

A professora do IFPB, Tânia Andrade, que já realiza projetos de pesquisa e extensão com povos indígenas há alguns anos, está auxiliando na organização do evento. Junto a ela, estão os professores da UFPB, Lusival Barcellos, e Eliane Farias, além do membro do movimento estudantil da UFPB, Pedro Eri.

Às 11h, em Barra de Gramame, o Cacique Tabajara Ednaldo dos Santos, promove um debate acerca do “Contexto atual do povo indígena Tabajara da Paraíba”. Às 11h30, a famosa dança indígena, Toré, deve ter início, sendo seguida de um almoço. “Nossa luta não trata apenas de recuperar terras, mas, também recuperar nossa identidade, pois acima das adversidades somos Tabajara”, declara o Cacique Ednaldo.

Outra organizadora do evento, Jacyara Maciel, também frisa a importância de refletir acerca da condição dos povos originários. “É preciso conhecer nossas raízes, explorar nossos direitos, cumprir nossos deveres, lutar, pois, afinal, somos os novos ramos que brotam dos Troncos Tabajaras da Paraíba. Troncos estes que não morrerão jamais”, ressalta a jovem Tabajara.

 

Ascom do IFPB