Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Programa “Eu e o Mar” promove palestra sobre pesca e meio ambiente em Cabedelo
19/04/2011 às 07h11

Programa “Eu e o Mar” promove palestra sobre pesca e meio ambiente em Cabedelo

A palestra será realizada nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, e será proferida pelo mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Eugênio Pacelli.

O Programa “EU E O MAR”, uma iniciativa do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) apresenta nesta quarta-feira, dia 20,  às 19h, no Teatro Santa Catarina, a palestra “A pesca Artesanal e a Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros” que será ministrada pelo mestre Eugênio Pacelli Nunes Paulo Júnior.

Segundo a diretora de implantação do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) professora Margareth Rocha a realização da palestra visa discutir as propostas surgidas com o novo modelo de gestão, apresentado pela legislação vigente do setor pesqueiro em 13 de outubro de 2009, a partir do Decreto nº 6.981.

“A palestra irá demonstrar a importância da participação da comunidade nas tomadas de decisões da gestão pesqueira para o estado da Paraíba, visando também proporcionar um espaço de discussão e troca de experiências acerca das atividades pesqueiras do estado, seus desafios, dificuldades e problemáticas, mediante a participação de pescadores, pesquisadores e gestores públicos”, ressalta Margareth Rocha.

A palestra é baseada no trabalho de dissertação de autoria do palestrante, intitulado, “A Pesca Artesanal no Litoral da Paraíba: Diagnóstico e Planejamento Participativos”, que teve como orientadores, os professores, Dr. Roberto Sassi e Dr. Ricardo Sousa Rosa, da UFPB.

O trabalho contou com a participação dos diversos atores sociais e entidades envolvidas no setor da pesca, como os representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA-PB), antiga Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – SEAP/RP-PB, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Capitania dos Portos (Marinha), além de 14 Colônias de Pescadores de 12 municípios do litoral da Paraíba.

Ascom do IFPB