Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Programa Ciência sem Fronteiras oferece oportunidades para vários países
26/06/2013 às 12h17

Programa Ciência sem Fronteiras oferece oportunidades para vários países

Dois editais internos do IFPB encontram-se abertos. Um inscreve até 08 de julho e outro até 18 do mesmo mês

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter) e a Coordenação Ciências Sem Fronteiras do IFPB, através da Pró-Reitoria de Ensino da instituição, divulgaram uma edital de seleção interna para os estudantes interessados em concorrer às chamadas 143 a 147 do Programa. A inscrição deve ser feita mediante o envio de documentos solicitados no edital para o e-mail cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br até o dia 8 de julho. Clique aqui para ter acesso ao edital interno do IFPB.

Somente poderão ser homologadas as inscrições para as chamadas do programa dos candidatos inscritos nesse edital do IFPB. É preciso ficar atento para saber se seu curso está entre aquelas áreas elencadas para participar do programa de intercâmbio internacional organizado pelo Governo Federal.

As chamadas ativas atualmente são para o Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Hungria. Cada chamada tem seu critério de seleção e o estudante do ensino superior deve ficar atento a isso. Há chamadas específicas para alunos dos cursos Institutos Federais e Fatecs. O estudante do IFPB deve se inscrever tanto nesse edital interno quanto na página do Ciência sem Fronteiras.

A aprovação no edital interno não implica na aceitação de sua candidatura por parte das instituições de ensino estrangeiras. A Capes e o CNPq é que são os responsáveis por essa seleção. Na pré-seleção do IFPB a preferência é por estudantes que tenham CRE acima de 60. É preciso ter cursado de 20% a 90% do curso.

No edital, também estão documentos que devem ser preenchidos pelos candidatos como a carta de recomendação dos professores. É necessário ter currículo lattes para participar. Até o dia 15 de julho, é a previsão para divulgar o resultado dessa seleção. Sobre a seleção para as bolsas concedidas pelo Ciência sem Fronteiras, consulte o site www.cienciasemfronteiras.gov.br O IFPB tem 13 alunos atualmente estudando no exterior graças ao programa.

Edital Interno 173 – Também está aberto o edital interno de pré-seleção de candidatos às bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras referente às chamadas 148 e 155. O edital pode ser acessado clicando aqui.

Há chamadas para 7 países: Astrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Canadá, Finlândia e Nova Zelândia. Confira as 8 chamadas públicas no link abaixo:

Para participar da pré-seleção, os candidatos deverão encaminhar os seguintes documentos para o e-mail cienciasemfronteiras@ifpb.edu.br

a) Ficha de Inscrição (Anexo I) em pdf;

b) Carta de Recomendação do(a) coordenador(a) do curso ou de um(a) professor(a) do curso do(a) aluno(a) que conheça o seu desempenho acadêmico, principalmente no que se refere às disciplinas de formação técnica do curso. A carta deve ser digitada, assinada, digitalizada e enviada pelo(a) professor(a) do aluno(a), com o carimbo da Coordenação do Curso (Anexo II), em pdf;

c) Termo de Compromisso (Anexo III) em pdf;

d) Histórico Escolar emitido pela Coordenação do Curso ou Controle Acadêmico, assinado e com o carimbo do setor, em pdf;

e) Carteira de Identidade e CPF (caso o número não conste no RG) digitalizados.

Para ter sua inscrição homologada no Programa também é necessário preencher o Formulário de Inscrição para o país de destino, de acordo com as chamadas públicas (148, 149, 150, 151, 152, 153, 154 e 155), disponível no site do Programa Ciência sem Fronteiras, e enviá-lo até as 23h59min do dia 08 de julho de 2013.

*Ana Carolina Abiahy e Patricia Nogueira - Jornalistas do IFPB