Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Programa Mulheres Mil inicia suas aulas no Campus João Pessoa e CRPNM
Ações do documento
23/04/2012 às 12h59

Programa Mulheres Mil inicia suas aulas no Campus João Pessoa e CRPNM

— registrado em:

Reitor do IFPB, Professor João Batista de Oliveira Silva, ministra aula inaugural dos cursos Cuidadoras de Idosos e Operadoras do Beneficiamento do Pescado

Ocupações pouco conhecidas, mas que têm despertado o interesse das pessoas que desejam obter uma colocação no trabalho: Cuidadoras de Idosos e Operadoras do Beneficiamento do Pescado. Atendendo a missão de Inclusão Social o IFPB, através da Pró-Reitoria de Extensão, Campus João Pessoa e o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM) em Cabedelo, promovem nesta terça-feira (24) a aula inaugural desses dois cursos. Será às 14h no auditório Professor José Marques, no campus da capital.

Os cursos pretendem qualificar profissionalmente mulheres que apresentam quadros de vulnerabilidade social. Foram ofertadas 50 vagas para o Campus João Pessoa e 50 para o CRPNM. Para as alunas do Programa Mulheres Mil serão ministradas aulas três vezes por semana e ao final das 260 horas/aulas elas receberão os certificados de conclusão.

No curso de Cuidadoras de Idosos, as alunas aprenderão o sentido maior do termo cuidado, que engloba desde a saúde e o bem-estar até a afetividade, a ética e a sintonia com qualquer modificação apresentada pelo idoso. Este profissional tem várias possibilidades de atuações: Centros de Atendimento a Idosos, Casas de Repouso e prestação de serviços de forma autônoma. Segundo a Coordenadora do programa no Campus João Pessoa, Professora Eudna Araújo (Baby), quem cuida de idosos tem a responsabilidade de trabalhar de maneira afetiva. “É uma tarefa que requer postura calma e paciente para dar atenção e lidar com doenças típicas do envelhecimento”.

No curso de Operadoras do Beneficiamento do Pescado as mulheres vão aprender técnicas sobre conservação, higienização, armazenamento e comercialização do pescado. Para a coordenadora do Mulheres Mil no CRPNM, Ionara da Nóbrega Amâncio, este programa será um marco na inclusão social de mulheres das comunidades do Renascer, Cabedelo e adjacências. “As alunas terão a oportunidade de aprender uma profissão de forma gratuita e melhorar a renda familiar”.

A gerente do Programa Mulheres Mil no IFPB, Sandra Alves, ressaltou a importância e abrangência dos dois cursos. “Eles são resultado de uma estratégia de inclusão social que visa ampliar a cidadania, através da qualificação profissional das mulheres, tratando de diferentes aspectos que englobam questões de gênero, direitos sociais e saúde da mulher ”disse.

A aula inaugural dos cursos será ministrada pelo Reitor, Professor João Batista de Oliveira. O evento terá a participação do Coral Bem Viver do IFPB regido pela professora Marinalva Firmino e da professora Palmira Palhano que vai recitar poesias. Na execução do hino nacional o professor Draylton Siqueira tocará sax.

No país, o Programa Mulheres Mil do Governo Federal tem a perspectiva de qualificar 100.000 mulheres até 2014. O Programa, que faz parte das ações do Brasil Sem Miséria, tem como objetivo principal promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando com a lógica de melhoria da renda e do desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas. O programa é executado, em parceria, pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres. Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados em cada uma das comunidades atendidas, em todo país.

 

*Heranir Fernandes- Jornalista / Ascom da Reitoria