Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto de Educação Ambiental do IFPB que beneficia crianças e adolescentes ganha adesão da Energisa
Ações do documento
22/10/2012 às 12h22

Projeto de Educação Ambiental do IFPB que beneficia crianças e adolescentes ganha adesão da Energisa

— registrado em:

Posto de coleta seletiva será instalado na Casa Shalon, no Bessa

Uma experiência de sustentabilidade ambiental e social está sendo realizada com um grupo de crianças e adolescentes em situação de risco instaladas na Casa Shalon, uma entidade de acolhida que funciona no Bessa. O projeto é coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba em parceria com a Atuação Sustentável (Empresa de Consultoria Ambiental e Construções Sustentáveis) e a Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Nesta terça-feira (23) o projeto entra numa nova etapa com a adesão da Conta Cidadã desenvolvida pela Energisa, que prevê a troca de lixo reciclável por desconto na conta de energia elétrica de moradores.


Um posto de coleta será instalado na Casa Shalon, onde as crianças e adolescente participam com o aprendizado da coleta seletiva. Entre outras coisas, o projeto Conta Cidadã vai receber resíduos de papel, plástico, vidro e lata. Para cada item e quantidade de material reciclável deixados no local, o cliente recebe um valor numa espécie de cartão de crédito e no mês seguinte esses valores vêm descontados na conta de energia. O desconto é válido somente para o consumidor residencial. Para ter direito ao benefício, o cliente deve levar até o ponto de coleta uma conta de luz no nome dele do mês anterior e efetuar um cadastro. Todo o lixo coletado será remetido para empresas e cooperativas que trabalham com material reciclado.


O Projeto Atuação Sustentável 

É um projeto de extensão do IFPB coordenado por uma equipe multidisciplinar pedagógica composta pelos professores Claudiana Maria da Silva Leal, Maria de Fátima Sampaio, Pedro Paulo Sampaio, Débora Arnaud e as voluntárias Rosa Bonifácio, Flávia Giangilio e Mariana Uchôa. Iniciado em julho deste ano o programa de Atuação Sustentável engloba 9 projetos: alimentação saudável, gestão de resíduos sólidos orgânicos, compostagem, sementeiras, plantio de mudas, paisagismo, jardins funcionais, oficinas de reciclagem e exposição de produtos orgânicos.
O objetivo é atender crianças e adolescentes do Programa de Abandono por violência Familiar na Casa Shalon através da alfabetização ecológica e educação ambiental. O projeto sustentável prevê ações que vão desde a coleta de resíduos inertes e orgânicos até o seu destino final com a compostagem para o plantio. 


Casa Shalon

O lar da Criança Shalon abriga crianças e adolescentes de 06 a 18 anos. A maioria delas foi encaminhada pela justiça por se encontrarem em situação de risco social. A entidade se mantém através de doações e está localizada na Rua Dr. Francisco de Assis Câmara Dantas, no Bessa. O Diretor da Casa Shalon é o pastor Jonas Júnior.

Ascom do IFPB