Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto de extensão do IFPB ganha dimensão internacional
22/07/2011 às 06h02

Projeto de extensão do IFPB ganha dimensão internacional

O projeto "TV Ilha" atende estudantes da rede pública de ensino, da comunidade da Ilha do Bispo.

Momento da certificação

O projeto de extensão “TV Ilha” desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com a FUNETEC e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese da Paraíba, vai ganhar dimensão internacional. O projeto vai ser apresentado em um grupo de estudos na Sorbonne, em Paris, no próximo mês de outubro, como experiência acadêmica do Padre Francisco de Assis Azevedo dos Santos, que está fazendo Doutorado naquela Universidade francesa.

O projeto “TV Ilha” atendeu 25 estudantes da rede de ensino público residentes na comunidade Ilha do Bispo, no Varadouro, em João Pessoa, promovendo conhecimento técnico básico em linguagem fotográfica e audiovisual na perspectiva de contribuir para a formação profissional.

Os jovens, que foram certificados ontem à tarde, em solenidade na sala 20, da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, são oriundos de famílias de baixa renda e vinculados religiosamente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A pró-reitora Edelcides Gondim participou do evento.

Vale destacar o empenho do padre Francisco de Assis que, em 2009, procurou a Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de fazer uma parceria para oferecer um curso de fotografia para os coveiros do Cemitério Senhor da Boa Sentença, localizado na Av. São Miguel, bairro do Varadouro, em João Pessoa-PB.

O padre tinha o objetivo de dar dignidade a essa atividade profissional, que é muito discriminada na sociedade e, ao mesmo tempo, desenvolver no segmento um sentido criativo de arte fúnebre aproveitando os eventos do cotidiano de um Campo Santo, como ele revelou na solenidade de certificação.

No entanto, a pedido dos próprios coveiros, o projeto foi redirecionado para uma capacitação para os jovens da comunidade da Ilha do Bispo, beneficiando os filhos de alguns desses profissionais que residem naquela área.

Outro detalhe significativo é que o projeto foi elaborado por uma equipe composta, na sua maioria, por técnicos administrativos, a exemplo de João Miguel Neto, Bacharel em Filosofia; Maria José B. Filha, Assistente Social e Mestre em Educação, e Guilherme Brito, professor do IFPB, com a colaboração do padre Francisco de Assis Azevedo.

Na sua primeira etapa o projeto resultou em um curso de fotografia digital, produção e edição de vídeo com o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de formação profissional, além de favorecer a melhoria da qualidade de vida e a inserção no mundo do trabalho dos jovens da Ilha do Bispo.

Além da capacitação técnica em fotografia e produção de vídeo, eles também receberam formação em relações interpessoais, informática básica, adobe photoshop e prevenção ao uso de drogas.

Em uma fase posterior, os jovens vinculados ao projeto poderão aderir à outra capacitação na área de economia solidária, já que é meta do projeto que eles formem uma cooperativa profissional na área de produção de vídeo e fotografia, informou a coordenadora atual do projeto Lourdes Sales de Macedo.

Como resultado imediato do projeto, será lançado um álbum fotográfico com o material produzido no curso com imagens revelando detalhes artísticos do Forte de Santa Catarina, da cidade de Cabaceiras; da Ilha do Bispo e de monumentos históricos da cidade de João Pessoa, sob a coordenação de Adilson Luiz Silva.

Ainda na solenidade de certificação, as coordenadoras da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Incut), Valéria Guimarães e Lúcia Ribeiro, fizeram uma sensibilização sobre os objetivos e princípios da economia solidária.

* Crisvalter Medeiros - jornalista