Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto de telefonia em parceria com a RNP promove economia nas ligações no IFPB
Ações do documento
18/11/2013 às 11h14

Projeto de telefonia em parceria com a RNP promove economia nas ligações no IFPB

— registrado em:

Fone@RNP usa a infraestrutura de internet para ligações telefônicas

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e o Departamento de Tecnologia da Informação do IFPB vêm trabalhando em conjunto com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa e Ensino) em um projeto denominado Fone@RNP. O projeto prevê que ligações para números fixos sejam feitas através de equipamentos de VoIP usando a infraestrutura de internet e sendo assim, com custo zero de telefone.

O primeiro Campus do IFPB onde esta tecnologia está sendo disponibilizada é o de Campina Grande. A formalização do Fone@RNP aconteceu no último dia 14 de novembro. A homologação deste Campus vai permitir tanto economia nas ligações feitas por esta unidade como também por outros campi que farão ligações com destino a ele. Com esta distribuição todas as ligações realizadas para terminais de longa distância são analisadas pelo fone e direcionadas automaticamente pela rota de menor custo.

O Diretor de Tecnologia da Informação do IFPB, Jonas Pereira de Andrade Filho, explicou que o projeto do Fone@RNP foi iniciado no Campus João Pessoa mas teve que ser suspenso porque a central telefônica precisou ser trocada. “Em breve o sistema deve voltar a ser implantado no Campus João Pessoa e vai ser ampliado para outras unidades. Nossa meta é ter 90% de cobertura de VoIP em nosso estado através deste programa” disse.

Com os Campi conectados, todas as ligações entre si serão pela internet. Com isso estima-se uma economia de 70%.

 

Ascom do IFPB