Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto do CVT em Guarabira já está pronto
01/03/2013 às 20h42

Projeto do CVT em Guarabira já está pronto

Planejamento é de ofertar 18 cursos no antigo prédio do CAIC após reforma

Projeto do CVT em Guarabira já está pronto

Estrutura do antigo CAIC servirá ao CVT

A comunidade do Brejo paraibano vai contar com várias oportunidades de qualificação profissional se depender da atuação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Além do Campus Guarabira, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) já está com seu projeto pronto. O perfil do CVT é de oferta de cursos de curta duração para capacitação para o mercado de trabalho e empreendedorismo.

Com a doação do prédio do antigo Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) para o IFPB Guarabira, a instituição já pode organizar o funcionamento do CVT. Atualmente, o imenso prédio é a sede provisória dos cursos regulares do IFPB na cidade e também abriga o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quando a sede definitiva ficar pronta, o antigo CAIC, instalado no bairro Nordeste II, vai abrigar o CVT e também servir de apoio aos projetos de extensão e pesquisa do Campus.

O coordenador de Extensão e Pesquisa do IFPB em Guarabira, Ramon Cunha Montenegro, será o responsável pelo CVT. Ele ressalta que 18 cursos estão sendo planejados para o Centro, no perfil da Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de Informática e Administração, entre várias outras. “Cada turma deve ter 20 alunos no máximo porque vamos priorizar a qualidade. São cursos de formação rápida, entre 160 e 200 horas de duração”, explicou o professor que liderou a elaboração do projeto.

Segundo Ramon, o orçamento estimado para o CVT é de R$ 1,7 milhão, conforme os dados levantados pela equipe do IFPB que elaborou o projeto. Os recursos envolvem a reforma do prédio, equipamentos e material de consumo. O projeto já foi remetido à Brasília, juntamente com os planos para o CVT nos campi do IFPB em Princesa Isabel e Cabedelo.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T) é o responsável pela análise. O planejamento do Governo Federal é de instalar 200 CVTs conforme o edital mais recente a que o IFPB se inscreveu. “Todos os professores do IFPB em Guarabira se engajaram no Projeto. A Pró-reitoria de Extensão nos deu total apoio. Trabalhamos em conjunto também com os campi de Princesa Isabel e de Cabedelo. Estamos planejando uma atuação do CVT audaciosa na área de Educação a Distância”, destacou Ramon Montenegro.

ramon

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista da Ascom/IFPB