Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto em convênio com Estado vai capacitar familiares de detentos
01/02/2012 às 18h49

Projeto em convênio com Estado vai capacitar familiares de detentos

IFPB vai assinar convênio com Secretaria de Estado da Administração Penitenciária para promover cursos

Projeto em convênio com Estado vai capacitar familiares de detentos

Parceria foi discutida em diversas reuniões

Os familiares de detentos paraibanos vão ter o auxílio do IFPB em processos de capacitação profissional. Nessa quinta-feira, 2 de fevereiro, será assinado um convênio com o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) para ministrar cursos de qualificação. A Pró-Reitoria de Extensão do IFPB é quem será responsável por esses cursos. A solenidade será a partir das 9h, no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.
O convênio será assinado entre o reitor do IFPB, João Batista de Oliveira Silva, e o secretário de Administração Penitenciária, Harrisson Targino. A Pró-reitora de Extensão do IFPB, Edelcides Gondim, também deve se fazer presente, e a gerente de Ressocialização da Seap, Ivanilda Gentle.
Segundo o professor Guilherme Marconi, da Pró-reitoria de Extensão, os cursos devem ter entre 40 e 60 horas-aula. Inicialmente, serão na área de Informática Básica, através da Unidade de Inclusão Digital, que fica no prédio das Trincheiras, no centro da Capital paraibana. As aulas devem ser voltadas para familiares dos detentos que cumprem pena em João Pessoa.
“Cada turma deve ter 20 alunos, posteriormente, podemos oferecer o curso de Manutenção de Micro e na área Multimídia. As aulas devem ser ministradas por alunos bolsistas do IFPB, que atuam na Unidade de Inclusão Digital, que atua com cursos voltados para a comunidade”, informou Guilherme Marconi. Um projeto piloto com familiares e detentos do regime aberto e semi-aberto foi feito no final do ano.
Ivanilda Gentle informa que os cursos vão fazer parte do programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade” que já está sendo desenvolvido em parceria com diversas instituições públicas e privadas. “Imaginamos, no futuro, que essa parceria pode se estender para outras cidades onde o IFPB tem atuação. E também em outras áreas de ensino que o IFPB atua, como recursos naturais, para a área agrícola, construção civil, já que é uma população carente, que não teve acesso ao estudo, em sua maioria”, comentou Ivanilda.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB