Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto Melhores Práticas na Rede Federal de Educação do MEC
Ações do documento
06/07/2011 às 08h38

Projeto Melhores Práticas na Rede Federal de Educação do MEC

— registrado em:

Projeto implantado na Rede Federal de Educação do MEC visa promover o mapeamento e análise das melhores práticas de gestão.

Entre as diversas iniciativas destinadas a fomentar o plano de desenvolvimento da Educação e a agilizar e aperfeiçoar o sistema de gestão existente, a Subsecretaria de Assuntos Administrativos - SAA do Ministério da Educação concebeu um projeto que possibilitou o conhecimento das "melhores práticas" existentes na Rede Federal de Educação.

Segundo este órgão, "melhores práticas" consiste em formas identificadas para a execução de determinada ação, processo ou projeto, com vistas à eficiência e eficácia e, consequentemente, à excelência em gestão.

Assim, o Projeto "Melhores Práticas na Rede Federal de Educação" tem como objetivo incentivar a cultura da excelência e da melhoria contínua, por meio do mapeamento e divulgação das melhores práticas implementadas no âmbito das Instituições Federais de Ensino - IFEs e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs, em busca da obtenção de um desempenho superior.

Dentre as inúmeras áreas (possíveis de constatação de práticas interessantes na Rede Federal de Educação), foram priorizadas, para o Projeto, as seguintes categorias: Gestão de Pessoas, Recursos Logísticos e Eficiência do Gasto.

Participaram do projeto, durante o exercício de 2010, quase cinquenta instituições de todo país. Deste total foram selecionadas as 10 melhores pŕaticas, através de ideias inovadoras no que se refere à otimização de rotinas que, muitas vezes, sobrecarregavam e oneravam a estrutura e o pessoal dessas Instituições.

Os selecionados apresentaram iniciativas implementadas a partir da mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação dos mecanismos existentes, que produzam resultados positivos para o serviço público e a sociedade.

Conheça o site e confira as 10 selecionadas.

Em breve serão divulgados os três projetos vencedores.

*Adaptado do portal do MEC.