Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projeto TICs na área de linguagens, códigos e suas tecnologias está na fase final de implantação
14/09/2011 às 12h51

Material didático do projeto TICs na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, do campus João Pessoa foi validado em reunião nessa terça, dia 13/09

Programadores visuais apresentam o material didático concluído

A terceira fase do Projeto Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área de linguagens, códigos e suas tecnologias, do campus João Pessoa do IFPB, está bem adiantada. No dia 13/09 houve uma reunião com as professoras, os coordenadores do projeto e a equipe de programadores visuais responsável pela editoração do material didático. A reunião foi para validar os fascículos produzidos.

O projeto, que possui três etapas, tem como objetivo aprimorar as práticas didáticas através das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, nos cursos de nível superior. A finalidade é a integração do ensino presencial com o ensino à distância.

A primeira etapa foi de capacitação dos professores para a produção do material didático e a segunda foi a de preparação do material didático. As etapas foram coordenadas pelas professoras Girlene Marques Formiga e Maria Verônica Edmundson, respectivamente.

Atualmente está sendo desenvolvida a terceira e última etapa do projeto. Esta é a fase de implementação da oferta de disciplinas da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, usando a internet. Além disso, a etapa também trata da criação de material didático de apoio, objetos de aprendizagem e ambiente virtual de aprendizagem. Nesta fase a coordenação é da professora Analice Pereira.

“O objetivo desta fase do projeto é a oferta de 20% dos conteúdos curriculares de inglês e português nos cursos de nível superior, na modalidade a distância, utilizando o ambiente virtual e material didático impresso de apoio”, informou a professora Analice Pereira.

O encontro dessa terça, dia 13/09, foi para verificar como ficou o projeto visual dos fascículos produzidos. Após os conteúdos serem disponibilizados em ambiente virtual, eles serão impressos e distribuídos para os alunos. De acordo com a professora Analice Pereia, a previsão é que os fascículos estejam prontos assim que as aulas recomeçarem.

“Temos grandes expectativas com relação a esse projeto. Produzimos um material de qualidade e esperamos que, na distribuição desse material entre os alunos, bem como no uso do ambiente virtual, possamos inovar o ensino de línguas no IFPB”, destacou a professora Analice Pereira.

*Daniela Espínola - Jornalista do IFPB