Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Projetos institucionais do IFPB são apresentados para a comitiva de peruanos
16/12/2011 às 08h33

Projetos institucionais do IFPB são apresentados para a comitiva de peruanos

Apresentação dos Gestores do IFPB fecham a programação da visita dos peruanos ao IFPB

Projetos institucionais do IFPB são apresentados para a comitiva de peruanos

Apresentação de projetos institucionais à comitiva de peruanos aconteceu na sala de reuniões da Reitoria

Desde a tarde desta quinta-feira, dia 15, a comitiva de peruanos, que está visitando o IFPB e outras escolas do Estado da Paraíba, está assistindo à palestras sobre as experiências exitosas no âmbito da gestão.

Dentre os diretores convidados para apresentar projetos estavam o Diretor Geral do Campus João Pessoa, professor Joabson Nogueira e o Diretor Geral do Campus Sousa, professor Francisco Cicupira.

Palestra Prof JoabsonEm seu discurso, o Diretor do Campus João Pessoa mostrou que no Brasil há vários problemas que interferem na permanência do aluno em sala de aula. Ele mostrou alguns números da educação brasileira, como a quantidade de alunos que se matriculam em cada nível do ensino no Brasil (fundamental, médio, profissional, graduação e pós-graduação). “Aqui no IFPB Campus João Pessoas, estamos estudando técnicas de reduzir a evasão, já que ela encarece o custo com educação no Brasil”, comentou o professor. Atualmente o campus João Pessoa tem 6.647 alunos matriculados, entre o ensino superior e técnico. E são justamente os cursos técnicos integrados que têm a menor evasão no campus, o percentual de abando é pouco mais de 5%.

Já o Diretor Geral do Campus Sousa, Francisco Cicupira, abordou em sua apresentação as Palestra Prof Cicupirainstalações e destacou a vocação agro-industrial do campus, falando das atividades dos cursos e como elas estão interligadas. Falou de práticas como a inseminação artificial e a ordenha mecânica, que têm contribuído para produção de leite e derivados, que por sua vez integra os cursos de medicina veterinária, agroecologia, alimento entre outros. Por fim foram exibidas fotos da infra-estrutura como os blocos de aula, os pomares e currais que servem para aulas práticas, prédio administrativo, laboratórios, refeitório, o centro de lazer, etc.

Além dos temas apresentados pelos dois diretores, outros projetos foram apresentados: A Prática de Gestão do Modelo do IFPB, proferida pelo Pró-Reitor de Ensino, Paulo de Tarso Costa Henriques; A Educação e o Meio Ambiente, por Tânia Andrade e Antônio Cícero e por fim, o Projeto Mandala - Sustentabildiade Agrícola, da professora Claudiana Leal e professor Arilde Alves.

Na manhã da sexta-feira, dia 16, os peruanos tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos voltados para jovens e adultos e educação inclusiva. Os temas apresentados foram: Viver sem Limites, pela professora Clécia Maria Nóbrega Marinho, Programa Mulheres Mil, da coordenadora Eudna Maria Barbosa de Araújo e o Proeja, apresentado pela professora Zoraida Arruda.

Prof Marina Pena“O espaço proporcionado para a troca de experiência entre os brasileiros e os peruanos está sendo muito positivo”, afirma a representante do Ministério da Educação do Peru, Marina Peña. De acordo com a educadora, as palestras estão sendo proveitosas: “Observamos os pontos fortes e os pontos fracos da educação no Brasil e com isso podemos aprender e levar modelos de experiências exitosas para o nosso país”.

A representante do Ministério da Educação do Peru afirmou que a educação em seu país é abordada de forma holística, integrando todos os campos da educação, desde a básica até a especial.  A peruana agradece as contribuições dos palestrantes e conclui: “Tomamos nota de tudo que está sendo apresentado, para que possamos crescer ainda mais nesse campo. Estamos encantados com as apresentações, o carinho e a atenção das pessoas que estão nos recebendo”.

Toda a visita dos peruanos ao IFPB está sendo acompanhada pela Assessora Internacional, Verônica Edmundson, que também está traduzindo e mediando as palestras.

*Patrícia Nogueira e Daniela Espínola - Jornalistas do IFPB