Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pronatec abre seleção para professor em Campina Grande
Ações do documento
25/07/2013 às 15h33

Pronatec abre seleção para professor em Campina Grande

— registrado em:

São 33 disciplinas e inscrição pode ser feita até 9 de agosto, inclusive para público externo ao IFPB

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições para contratação de professor temporário para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Campus Campina Grande e na Unidade Remota de Queimadas. A inscrição pode ser feita até 9 de agosto no processo de seleção pública simplificada para atuação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O professor é contratado temporariamente e pago através de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A hora-aula é no valor de R$ 50 e a carga horária das disciplinas varia. Além de servidores do IFPB, inclusive inativos, profissionais externos à instituição também podem se inscrever, se tiverem o perfil exigido para a disciplina. A contratação não gera qualquer vínculo com o IFPB.

Há sete cursos com necessidade de professor, somando oportunidade de lecionar em 33 disciplinas. São cinco disciplinas para o curso de Agricultor Familiar, sete para Cuidador de Idosos, cinco para Recepcionista, quatro para Pedreiro de Alvenaria, quatro para Operador de Computador, seis para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e outras duas disciplinas que são comuns a vários cursos.

Entre as áreas de formação exigida para a docência nesses cursos estão: Agroecologia, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Serviço Social, Direito, Engenharia Elétrica, Matemática, Construção de Edifícios, Arquitetura, Letras, Administração, Biblioteconomia, Telemática, Computação, Informática, Sociologia, Filosofia. Em alguns casos como Segurança no Trabalho e Eletricidade, é permitida a inscrição de técnico de nível médio.

A seleção é feita mediante análise curricular. Mas para quem não tiver licenciatura ou a comprovação documental de que ensina há um ano, pelo menos, será feita uma prova de desempenho didático-pedagógica, também. O edital com todos os detalhes e os anexos com documentação a ser entregue e os dados de cada disciplina podem ser acessados nesse link da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), que regula a seleção.

As inscrições gratuitas são no Setor de Protocolo do IFPB em Campina Grande, na Rua Tranquilino Coelho Ramos, n.º 671, Dinamérica, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O requerimento deve ser destinado à Coordenação Adjunta do Pronatec em Campina Grande. É preciso atentar para a entrega dos documentos pessoais obrigatórios, comprovação dos títulos e experiência, bem como preenchimento correto da disciplina e do curso ao qual se candidata. 

 

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB