Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pronatec: divulgado resultado final para avaliador de instituições
20/04/2012 às 18h42

Pronatec: divulgado resultado final para avaliador de instituições

Foram seis vagas, mas outros profissionais estão no quadro de reservas. Confira também outras novidades do Programa

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba divulgou o resultado final da seleção para avaliadores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A seleção feita no IFPB é para auxiliar o Ministério da Educação na avaliação de instituições particulares que também desejem ofertar cursos do Pronatec através do programa de Financiamento Estudantil (Fies). Clique aqui para ver os seis selecionados como avaliadores e também o quadro de reservas.

Os servidores do IFPB aprovados como avaliadores vão atuar na Comissão de Habilitação das Unidades Educacionais Privadas. Eles ainda serão contatados pela Comissão de Habilitação Pronatec/Fies para uma capacitação. A atividade é remunerada e o avaliador precisa realizar visitas técnicas nas instituições. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Edelcides Gondim, os profissionais do quadro de reservas podem ser chamados para avaliação, se tiver necessidade, inclusive em visita técnica a outros Estados.

IFPB deve abrir inscrição para novos cursos

Ainda conforme a professora Edelcides, o IFPB deve abrir seleção para outros cursos do Pronatec em breve. As propostas de cursos a serem ofertados para a demanda verificada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda estão sendo recebidas até o dia 24 de abril. Na segunda-feira, deve ocorrer uma reunião da Proext com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura da Capital paraibana para apontar que cursos o município deseja que o IFPB oferte dentro das possibilidades da instituição.

“Estamos recebendo propostas de cursos em Cajazeiras, Patos, Guarabira. Todos os campi do IFPB podem se inscrever para oferecer cursos. Esse foi o nosso pedido para a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, porque a ideia inicial do MDS é que só as cidades de 50 mil a 80 mil habitantes é que poderiam ter cursos inseridos”, comentou a pró-reitora. As secretarias de ação social de diversos municípios já tiveram contato com o IFPB e também com o Ministério para discutir o perfil cursos que atendam às comunidades que estão inscritas no Cadastro Único de benefícios do Governo Federal.

O IFPB também deve se engajar para ofertar cursos através do Pronatec Copa. A Capital paraibana foi incluída entre as cidades do programa. O Instituto deve ofertar cursos na área de Línguas, como Inglês, Espanhol e Libras. Servidores que tenham perfil para ministrar os cursos nessa área podem contatar a Proext e a coordenação do Pronatec, através da professora Marileuza Fernandes. É possível manter contato através do e-mail pronatec@ifpb.edu.br ou do telefone 2107 4313. O Catálogo de cursos do Pronatec está disponível no site do MEC.

No dia 28 de maio, começam os cursos do Pronatec que o IFPB vai ofertar para Auxiliar Administrativa e para Eletricista. Os inscritos em outros cursos devem aguardar novas definições porque não há quantidade compatível com o critério solicitado pela Secretaria de Educação do Estado: que o aluno seja também estudante da rede pública. A maioria dos inscritos era de pessoas que já concluíram os estudos. “Eles podem se engajar em cursos do Pronatec Copa”, apontou a pró-reitora de Extensão do IFPB.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB