Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pronatec entrega certificados a cerca de 500 alunos em JP
23/12/2013 às 10h01

Pronatec entrega certificados a cerca de 500 alunos em JP

Discursos emocionados dos alunos falam da formação humana e profissional

Pronatec entrega certificados a cerca de 500 alunos em JP

Solenidade aconteceu no Ginásio

“A vida deve ser uma constante educação”. Essa frase de Gustave Flaubert foi uma das várias escolhidas pela Coordenação do Pronatec no Campus João Pessoa do IFPB para emoldurar a solenidade de certificação a 477 alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) realizada nessa quarta-feira, no Ginásio. E foi essa a tônica das falas dos concluintes, mesmo quem acumula décadas de experiência quanto os jovens que buscam o primeiro emprego foram unânimes em reafirmar a rico aprendizado nos meses do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

William dos Santos, que terminou o curso de Soldador em Eletrodo Revestido, destacou a oportunidade de fazer gratuitamente a qualificação para a área em que já atua. “Só conhecia a instituição de ouvir falar, há 14 anos que eu não estudava mais. Agradeço a Deus e ao Governo Federal essa oportunidade porque não teria condições de pagar por esse curso”, frisou.

Um depoimento emocionante foi o de Genildo Ferreira, que terminou o curso de Vendedor. Ele conta que foi aluno da antiga Escola Técnica, de 86 a 91 em Mecânica. “Na época eu não tinha coragem de falar em público na sala de aula. Nesse curso do Pronatec, se prepara o lado humano antes do técnico. Aprendemos muito sobre valores. Hoje consigo vencer a timidez”, comentou, enquanto fazia uso da tribuna na condição de orador da sua turma.

O coordenador do Pronatec no Campus JP, Marcílio Dias, frisou a satisfação da equipe em ver os alunos ratificando a proposta de humanização do ensino. “Cada dia que fazemos educação, temos a possibilidade de fazer uma nova vida”, apontou. O diretor do Campus JP, Joabson Nogueira, destacou que não se pode medir a qualidade de um curso pelo tempo. “Não é pelo fato de serem três meses que um curso não tem qualidade. Medimos pela intensidade da experiência, da dedicação da equipe e o empenho do aluno”, apontou.

A coordenadora geral do Pronatec no IFPB, Marileuza Fernandes, lembrou que a dinamicidade dos cursos atende às necessidades do país que carece de uma formação profissional. “O Governo tem investido bilhões nesse programa, há vagas, mas às vezes falta qualificação. O Pronatec é uma chance de ascensão profissional e pessoal, formação técnica aliada à perspectiva cidadã”, frisou.

O representante da Secretaria de Educação do Estado, André Domingos, lembrou que foi aluno do antigo Cefet-PB: “sei exatamente o que vocês estão sentindo hoje ao concluir o curso, essa instituição é um divisor de águas, vocês tiveram uma oportunidade ímpar, que saibam aproveitar com respeito”. Representando a Prefeitura da Capital, estiveram presentes Karlene Moura, da Secretaria Desenvolvimento Social, e Thiago Nóbrega Lucena, da Secretaria de Administração. Representando os professores do Pronatec, Walter Fialho, frisou que cada aluno deve dar a sua contribuição a cidade. A coordenação de extensão do Campus foi representada pelo psicólogo Paulo de Tarso Faustino.

A pró-reitora de Extensão, Edelcides Gondim, ressaltou a democratização que o programa representa. “Entendo o Pronatec como um processo onde todos crescem, aluno, professor, equipe. É, de fato, a educação transformadora”.

O evento foi encerrado com um coffee break, na piscina. Na solenidade, os alunos do curso de Organizador de Eventos vivenciaram na prática a atividade. Foram certificados alunos de 13 cursos, em turmas de três turnos, divididas no prédio do Campus e da Escola Estadual Presidente Medici.

Confira fotos da solenidade de certificação no álbum disponível na página do IFPB no Facebook.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB e supervisora no Pronatec

Fotos: Wagner Varela - aluno do curso de Organizador de Eventos do Pronatec