Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Pronatec reúne coordenadores e equipes da Reitoria e dos Campi
19/12/2013 às 09h20

Pronatec reúne coordenadores e equipes da Reitoria e dos Campi

Pauta teve planejamentos para 2014, avaliações de 2013 e confraternização

Pronatec reúne coordenadores e equipes da Reitoria e dos Campi

Dinâmicas de socialização foram realizadas

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no IFPB realizou uma reunião na última sexta-feira com as coordenações adjuntas dos 10 campi da instituição. A ampla pauta contou com informes sobre as novidades previstas para o Programa em 2014, avaliações das ações empreendidas nos cursos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba em 2013, além de uma confraternização com direitos a brindes, almoço e dinâmicas com música e mensagens natalinas.

Além dos coordenadores adjuntos, outros representantes dos campi também participaram ao lado dos supervisores, orientadores, e apoios administrativos, acadêmicos e financeiros ligados à coordenação sistêmica. A pró-reitora de Extensão, Edelcides Gondim, e o diretor de gestão das atividades de extensão, Guilherme Marconi de Brito, deram as boas-vindas. O Pronatec é o maior programa de extensão do IFPB tendo atendido a quase 6.000 alunos em 2013.

Para 2014, o Pronatec vai se ampliar ainda mais se agregando aos Programas Mulheres Mil e Certific. A coordenadora geral, Marileuza Fernandes de Lima, falou sobre isso e também a respeito da avaliação do programa em 2014, que vai ser feita através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ela ressaltou que as avaliações feitas atualmente com os alunos certificados têm tido um resultado positivo, com professores e técnicos muito elogiados.

Os coordenadores dos campi também tiveram seu momento de avaliar o que foi realizado em 2013, sugerir modificações para problemas percebidos nesse ano. As falas foram uníssonas em reafirmar que o Pronatec vem trazendo uma visibilidade maior à instituição, aproximando públicos que antes não se sentiam convidados a ingressar, facilitando o acesso à política de inclusão educacional.

Dúvidas na área financeira do Programa foram esclarecidas pela servidora Carmem Betty Batista. Sugestões para unificar procedimentos de compras de materiais entre os campi foram debatidas e devem ser adotadas no próximo ano. Em janeiro, em Brasília, está programado um seminário de execução orçamentária do Pronatec, discutindo melhores práticas.

O supervisor Tibério Ricardo Silveira encerrou a reunião discutindo pequenas reformulações nos Planos Pedagógicos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada. A ideia é que os PPCs dos cursos que têm o mesmo perfil tenham idêntica carga horária, em um maior equilíbrio entre as formações.

Ficou marcado um seminário para janeiro reunindo novamente as equipes das coordenações adjuntas e geral, para discutir novas ações, como os cursos de capacitação para servidores do IFPB que serão ministrados via Pronatec. Na reunião, foram entregues banners de divulgação institucional do Programa.

Confira fotos da reunião na página do IFPB no Facebook.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB