Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Prorrogadas inscrições para candidatos a membros do Conselho Superior para o biênio 2012-2013
04/01/2012 às 08h23

Além de estender o prazo para inscrição a Comissão Eleitoral alterou um dos requisitos para inscrição de candidatura de servidores.

Reunião do Conselho Diretor

As inscrições para representantes do corpo discente, docente e técnico-administrativo de cada campus, junto ao Conselho Superior do IFPB, foram prorrogadas até o dia 12 de janeiro, exceto para os Campi Cajazeiras, Campina Grande e Patos, onde as inscrições serão realizadas no período de 01 a 09 de fevereiro. São duas vagas para cada categoria, sendo um titular e um suplente.

Além da prorrogação das inscrições a Comissão Eleitoral efetuou outras alterações no processo eleitoral. Foi excluído o inciso I, do artigo 8º, das normas eleitorais, que exigia tempo mínimo de um ano como requisito para os servidores se candidatarem. E houve alteração da data de votação em todos os campi, que será realizada no dia 18 de janeiro, exceto nos Campi Cajazeiras, Campina Grande e Patos, onde a votação será no dia 15 de fevereiro.

Segundo a Comissão Eleitoral, essas alterações visam assegurar a oportunidade de participação de forma ampla à comunidade acadêmica da instituição. Isso aconteceu porque o calendário anterior coincidiu com o recesso escolar do IFPB e o fato de cada campus ter um período de férias docentes e discentes específico. Com relação ao requisito de tempo mínimo de serviço na instituição (01 ano) para inscrição dos candidatos a representantes dos corpos docentes e técnico‐administrativo, o critério foi excluído por não ser exigido no Estatuto do IFPB.

As inscrições continuam sendo realizadas no setor de protocolo de cada campus. O mandato tem a duração de dois anos. Os candidatos a titulares e suplentes do corpo docente, técnico-administrativo e discente serão escolhidos por seus pares em votação secreta e uninominal.

Os servidores e os alunos interessados em concorrer às vagas do Conselho Superior deverão requerer registro perante a Comissão Eleitoral. Consulte aqui os requerimentos e a norma referentes ao processo eleitoral. Veja também o comunicado com essas alterações.

Para se candidatar, o servidor deverá pertencer ao quadro permanente, não estar no exercício de Cargo de Direção (CD) ou de Função Gratificada (FG), não ser membro da Comissão Eleitoral e não ter sofrido penalidade disciplinar nos últimos 05 (cinco) anos. Já os discentes devem estar efetivamente matriculados em curso regular do IFPB, ter pelo menos um ano para integralização do curso em que está matriculado e ter idade mínima de 16 anos.

Conheça mais sobre o Conselho Superior, clicando aqui.

*Daniela Espínola e Patrícia Nogueira - Jornalistas do IFPB