Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Prova de “Jovens Talentos para a Ciência” é nesse domingo
30/04/2013 às 15h56

Prova de “Jovens Talentos para a Ciência” é nesse domingo

Estudantes do ensino superior do IFPB concorrem a bolsas no programa que incentiva a pesquisa

A prova de seleção para o Programa Jovens Talentos para a Ciência será realizada nesse domingo, 5 de maio, com início pontualmente às 13h. O Programa foi criado, no ano passado, pelo Governo Federal, para incentivar a pesquisa e o bom desempenho acadêmico entre os estudantes ingressantes do Ensino Superior. De acordo com o Diretor de Pesquisa do IFPB, Aleksandro Guedes de Lima, cerca de 1000 alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba foram inscritos para concorrer às bolsas do programa.

Nesse ano, três campi do IFPB foram destinados a serem locais de prova. Os discentes dos Campi João Pessoa, Cabedelo e Guarabira farão a prova no Campus da Capital paraibana. Alunos dos campi Campina Grande, Monteiro e Picuí fazem a prova no Campus Campina. Estudantes dos Campi Cajazeiras, Patos, Princesa Isabel e Sousa irão fazer a prova no Campus Cajazeiras. O processo seletivo é nacional, com procedimentos idênticos em todo o país, e está a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quem está inscrito pode acessar esse link para ter acesso à sala de provas http://jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas/

A prova de conhecimentos gerais tem 4h30min de duração. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Somente documento oficial com foto será aceito como identificação. Os estudantes devem ficar atentos as restrições e obrigações no dia da prova. Consulte o documento da Capes com todas essas orientações detalhadas clicando aqui.

A previsão de divulgação do resultado é 5 de julho. Só será aprovado para a bolsa mensal quem obter mais de 60 pontos na prova. A bolsa é no valor de R$ 400 e terá validade de 12 meses. Atualmente, oito estudantes do IFPB estão como bolsistas do programa. É preciso se dedicar a ações de pesquisa, ter participação em eventos científicos e bom desempenho acadêmico. Segundo o professor Aleksandro, em 2012, a previsão era de ofertar 6000 bolsas em todo o Brasil, mas 1200 bolsas sobraram porque os estudantes não conseguiram atingir a pontuação mínima exigida.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB