Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Provas do Enade serão realizadas neste domingo (25)
23/11/2012 às 16h54

Provas do Enade serão realizadas neste domingo (25)

85 estudantes do curso de Bacharelado em Administração do IFPB farão a avaliação

Serão aplicadas neste domingo (25) as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) voltadas a alunos concluintes da graduação em todo país.

No IFPB, 85 discentes farão as provas. O curso da instituição a ser avaliado é o de Bacharelado em Administração do campus João Pessoa. O Pró-Reitor de Ensino do IFPB, Professor Paulo de Tarso Costa Henriques, explica que a cada 3 anos um lote de cursos é avaliado: “A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área é trienal. Este ano, a Portaria Normativa nº 06/2012 definiu os cursos que serão avaliados e dentre eles está o de bacharelado em Administração, que é ofertado pela nossa instituição”, enfatiza.

Acesse aqui a lista de alunos do IFPB que farão o Enade.

Um dos objetivos do exame é avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação e seu nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.  Com esse resultado, o MEC elabora conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e seus respectivos cursos.

Paulo de Tarso alerta que é obrigatória a participação de todos que estão inscritos no exame: “A lei obriga o aluno a realizar o Enade para receber o diploma. O exame é componente curricular obrigatório do curso”.

O Pró-Reitor de Ensino ressalta a importância da avaliação para a construção do conceito da instituição. Através da nota do Enade será calculado o Conceito Preliminar de Curso e este por sua vez entrará no cálculo do Índice Geral de Cursos. “Os alunos que obtiverem uma boa pontuação no Enade ajudarão a aumentar o conceito do curso, o que dará credibilidade à instituição e ao concluinte na hora de entrar no mercado de trabalho”, complementa o professor Paulo de Tarso.

Na Paraíba, as provas serão realizadas às 12h (horário local) do domingo (25). O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 25 de dezembro. Acesse aqui o seu local de prova.

*Patrícia Nogueira - Jornalista do IFPB / Reitoria / Ascom