Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias Audiências públicas debatem sobre cursos nos futuros campi
03/11/2011 às 07h22

Audiências públicas debatem sobre cursos nos futuros campi

Nessa quarta-feira, dia 9, o encontro dos gestores do IFPB será com a comunidade de Itaporanga

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba continua na próxima semana a promover audiências públicas nas cidades que fazem parte do mais recente projeto de expansão. O objetivo é apresentar o IFPB à comunidade local e ouvir as demandas e as sugestões da população em relação aos cursos a serem oferecidos pela instituição. Na terça-feira, dia 8 de novembro, a audiência será em Catolé do Rocha, no Salão PAX do Colégio Normal Francisca Mendes.

Em Itaporanga, será no dia seguinte, na Igreja Batista. Nas duas cidades, a audiência será a partir das 14h. As audiências públicas também serão transmitidas ao vivo pelo site www.tvifpb.com e pelo twitter @IFPB_

Já foram realizadas audiências públicas em Itabaiana, Esperança e Santa Rita, com ampla participação popular. Os gestores da instituição vão apresentar a proposta da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para a região. Participam das audiências públicas, além de representantes do IFPB, os prefeitos, secretários, vereadores, dirigentes de órgãos públicos locais, autoridades do judiciário e diversos representantes da comunidade.

De acordo com o Pró Reitor de Ensino, professor Paulo de Tarso Costa Henriques, também será apresentado o estudo realizado pelo IFPB sobre as regiões geoadministrativas que descrevem as características e o perfil das regiões. “Assim, com base nessa apresentação, a comunidade terá subsídios para escolher os cursos que melhor se adaptem a sua realidade”, afirmou.

Já foi realizado um contato prévio com cada prefeito para apresentar os estudos feitos pelos assessores especiais do IFPB, bem como discutido o terreno doado pelas prefeituras para a construção dos novos campi. Segundo o Pró Reitor de Ensino, as próximas etapas a serem realizadas após as audiências públicas serão a posse dos terrenos, a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos e providências iniciais para a construção dos campi.

Atualmente, o IFPB tem mais de 15 mil alunos e atuação em João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Picuí, Patos, Princesa Isabel, Cabedelo e Guarabira, oferecendo 27 cursos superiores, 23 cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e 29 que unem a formação técnica enquanto se cursa o Ensino Médio. Além disso, há cursos do Proeja, Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Ana Carolina Abiahy e Patrícia Nogueira - Jornalistas do IFPB