Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG abre inscrições para 86 bolsas de pesquisa remanescentes
21/01/2013 às 19h12

PRPIPG abre inscrições para 86 bolsas de pesquisa remanescentes

Há oportunidades para estudantes, professores e técnico-administrativos

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições até o dia 18 de fevereiro para vagas remanescentes em programas de bolsas de pesquisa. As oportunidades envolvem estudantes e servidores do IFPB. A divulgação dos resultados está prevista para 18 de março, com período de recursos em 19 e 20 de março, e resultado final em 25 de março.

Toda a documentação necessária para a inscrição, critérios de seleção e o que norteia os programas de pesquisa pode ser acessado nos editais disponíveis nesse link. É preciso estar atento ao que é exigido dos orientadores e bolsistas em cada edital específico. Os anexos de cada edital estão disponíveis nesse outro link da PRPIPG.

Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM – CNPq) são destinadas 48 bolsas. O estudante precisa ser dos cursos técnicos integrados ao médio ou subseqüentes, sendo orientado por servidores pesquisadores efetivos do IFPB com titulação de mestre ou doutor. A bolsa mensal é no valor de R$ 100 e tem validade de um ano, com início em abril. Cada projeto aprovado e classificado poderá ter dois discentes bolsistas.

No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), com recursos do próprio IFPB, estão disponibilizadas oportunidades para estudantes do Ensino Superior. A bolsa do IFPB é de R$ 300 mensais e são 26 disponíveis em cinco campi. Há sete bolsas disponíveis para Cajazeiras, seis em Patos, cinco em Campina Grande, quatro para Picuí e quatro para Guarabira. A vigência da bolsa será de três meses, podendo ser renovada por mais seis meses, com início em abril de 2013.

Há oportunidade ainda para os servidores, professores ou técnico-administrativos na Bolsa Pesquisador, também com recursos do IFPB. Há três bolsas em Princesa Isabel, três em Guarabira, duas em Cajazeiras, duas em Picuí, uma em Monteiro e uma em Patos. A bolsa mensal é no valor de R$ 500 e se estenderá de abril até dezembro. Só é possível submeter um projeto.

Os pesquisadores precisam dedicar 20 horas semanais ao projeto, participarem dos eventos científicos da instituição. Todas as áreas do saber em que o IFPB está envolvido podem ser alvo das pesquisas propostas.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB