Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG abre inscrições para bolsas de pesquisa
29/10/2012 às 16h09

PRPIPG abre inscrições para bolsas de pesquisa

Há oportunidades para estudantes, professores e técnico-administrativos em todos os campi. Inscrições vão até o dia 19 de novembro

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou três editais abrindo inscrições para bolsas de pesquisas. Há oportunidades para todos os segmentos da instituição, em todos os campi.

As inscrições vão até o dia 19 de novembro e estão abertas a todos as áreas do conhecimento. A divulgação dos resultados está prevista para 17 de dezembro. O resultado final, após o prazo dos recursos, sai no dia 21 de dezembro. Cada bolsista deve dedicar 20 horas semanais ao projeto, investir em publicações e em participação nos eventos científicos e acadêmicos. Todos os critérios, pontuação e detalhes estão nos editais.
No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), são 107 bolsas para estudantes do Ensino Superior. A inscrição deve ser realizada pelo orientador, que deve ser um servidor pós-graduado, técnico ou docente. A seleção é feita com base no projeto de pesquisa e na documentação acadêmica tanto do aluno-bolsista quanto do orientador. O edital pode ser acessado nesse link.
Em João Pessoa, são 30 bolsas, em Sousa são 16, em Cajazeiras são 14, em Campina Grande são 12, em Patos são nove, em Monteiro são oito, em Picuí são seis bolsas, em Princesa Isabel são cinco, em Cabedelo e em Guarabira são quatro. A vigência da bolsa será de seis meses, podendo ser renovada por mais seis meses, tendo início em janeiro de 2013. O valor mensal da bolsa é de R$ 300.
Também há outra chance para os próprios servidores serem bolsistas na área da pesquisa. É através do Programa de Apoio Institucional à Pesquisa do IFPB esse voltado para servidores do quadro efetivo. Há 56 bolsas, sendo 15 em João Pessoa, 10 em Campina Grande, sete em Sousa, cinco em Cajazeiras, quatro em Guarabira, em Monteiro e em Cabedelo, três em Princesa Isabel e em Picuí e duas em Patos. A seleção se volta para o projeto e o desempenho acadêmico principalmente nos três últimos anos. O valor mensal da bolsa será de R$ 500, começando em janeiro de 2013, indo até dezembro de 2013. Clique aqui para ter acesso ao link.
Há ainda outro edital com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM). Poderão se inscrever projetos oriundos dos cursos técnicos, integrados ou subseqüentes. As bolsas são destinadas aos estudantes orientados por servidores pesquisadores efetivos do IFPB com titulação de mestre ou doutor. A quantidade de bolsas ainda não foi informada pelo CNPq, mas elas terão vigência de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. De acordo com o diretor de Pesquisa, Aleksandro Guedes, na última cota do CNPq foram abertas 120 bolsas para o IFPB. Clique aqui para ter acesso ao edital.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB