Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG divulga novos editais de inscrição para bolsas
31/10/2011 às 13h54

PRPIPG divulga novos editais de inscrição para bolsas

Há 76 oportunidades para servidores e estudantes no desenvolvimento de projetos. As inscrições vão até 18 de novembro

PRPIPG divulga novos editais de inscrição para bolsas

Pesquisa está em ascendência no IFPB

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) divulgou dois novos editais com bolsas remanescentes para projetos de pesquisa para servidores e estudantes. São 45 bolsas para alunos do Ensino Médio Técnico e 31 para quem é de cursos superiores, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT). Há bolsas nos campi de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Cabedelo. Para Pesquisador, são 20 bolsas distribuídas nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel. Todas as bolsas são com recursos do orçamento do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

A bolsa PIBICT Jr, para estudantes do ensino médio-técnico, é no valor mensal de R$180 e para ensino superior é de R$ 250. Já a bolsa pesquisador é de R$ 500 mensais. As inscrições se encerram no dia 18 de novembro. O edital PIBICT pode ser acessado nesse link  O edital da Bolsa Pesquisador está disponível nesse link

A divulgação do resultado está prevista para 21 de dezembro. Ainda é possível entrar com recurso contra esse resultado no dias 22 e 23 de dezembro, saindo a decisão final em 29 de dezembro. No caso das bolsas concedidas a estudantes, pode haver remanejamento, no mesmo campus, entre o ensino médio/técnico e o superior, “desde que não resulte em acréscimo financeiro no orçamento disponibilizado pelo respectivo campus”. É o que diz o edital assinado pela pró-reitora Nelma Miriam Chagas.

É preciso ter dedicação de 20 horas semanais. A bolsa será concedida de janeiro de 2012 a setembro de 2012, no caso do campus João Pessoa. Nos outros campi, a validade é até outubro de 2012. Os pesquisadores com projetos não aprovados com bolsa se engajam como voluntários e podem ascender à condição de bolsistas no caso de remanejamentos.

Essas bolsas são sobras dos editais anteriores, quando a instituição ofertou 87 bolsas Pibict para estudantes dos cursos superiores e 71 bolsas Pibict Jr para estudantes dos cursos técnico/ensino médio e 46 bolsas de pesquisador. A aprovação depende da consistência do projeto, respeitando os critérios que foram estabelecidos no edital, bem como a produtividade em pesquisa, entre outros pré-requisitos.

Ascom do IFPB