Você está aqui: Página Inicial Reitoria Notícias PRPIPG divulga resultado da seleção interna no Programa Ciência sem Fronteiras
06/01/2012 às 09h17

PRPIPG divulga resultado da seleção interna no Programa Ciência sem Fronteiras

Dois estudantes foram selecionados, dentre os quatro que haviam sido classificados.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (PRPIPG) do IFPB divulgou, hoje (7), o resultado final da seleção interna, que é primeira etapa no edital do programa nacional Ciência sem Fronteiras. Clique aqui para o resultado. Participaram do processo de seleção a PRPIPG e a Assessoria para Assuntos Internacionais do IFPB.

Foram selecionados os alunos Tiago Alves de Almeida que obteve a pontuação total de 86,16, e José Augusto Gomes Neto, com 85,78 pontos. Além deles, outros dois estudantes haviam sido classificados.

Segundo a pró-reitora da PRPIPG, Nelma Miriam Araújo, os alunos que foram selecionados precisam apresentar proficiência em língua estrangeira, com pontuação aceitável para ingresso em uma universidade estrangeira, e para isso têm o prazo máximo de 20 dias. Veja na matéria publicada no site quais os exames aceitos pelo CNPq e Capes, para as línguas inglesa e francesa.

A concessão das bolsas ainda passará por análise do CNPq, por isso a professora Nelma esclarece que mesmo após ser selecionado o bolsista pelo IFPB, isso não é garantia de que ele será inserido no programa Ciência sem Fronteiras. Só após a efetivação das análises efetuadas pelo CNPq e pela universidade de destino é que as bolsas serão concedidas.

Com o objetivo de estimular as áreas de C&T através do intercâmbio e da mobilidade internacional, o Programa Ciência sem Fronteiras é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a 12 meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Não será permitida a prorrogação de bolsa.

As mensalidades da bolsa (US$ 870,00) serão pagas trimestralmente, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, mediante depósito em conta bancária no exterior, a qual deverá ser aberta pelo bolsista após sua chegada ao país de destino. Os demais itens serão pagos ao bolsista antes do embarque para o exterior, diretamente em sua conta bancária no Brasil.

Ana Carolina Abiahy e Daniela Espínola – jornalistas do IFPB